Rio de Janeiro – Edifício da Sociedade Amantes da Instrução


Imagem: Inepac

O Edifício da Sociedade Amantes da Instrução, no Rio de Janeiro-RJ, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Edifício da Sociedade Amantes da Instrução (Antigo Instituto João Alves Afonso)
Processo de Tombamento: E-03/300.321/70 – Portaria “E” no 03
Localização: R. Ipiranga, n° 70 – Laranjeiras – Rio de Janeiro-RJ
Tombamento Definitivo: 19/01/1972

Descrição: Casarão situado no centro de um grande terreno, com belo e generoso jardim a sua frente, o que lhe oferece magníficos pontos de vista. Pertenceu ao jurista Teixeira de Freitas, depois a José Luiz Cardoso de Salles, primeiro barão de Irapuã.

Em 1873, funcionou o colégio do dr. Abílio Borges, barão de Macaúbas. Em 1886, foi adquirido pela Sociedade Amantes da Instrução, que no solar instalou o Instituto João Alves Afonso, destinado a abrigo e educação de meninas órfãs. Esta sociedade, fundada em 1829, e assim denominada em 1931, vivia das contribuições de um grupo de cidadãos beneméritos.

A forma simples e modular da arquitetura, marcada pelo desenho contínuo dos vãos e da cornija o aproximam do neoclassicismo do final do século XIX. Com dois pavimentos e um porão habitável, o acesso se faz por um avarandado metálico com colunas e guarda-corpo de serralheria trabalhada. No interior, os salões principais apresentam belas pinturas decorativas sob as paredes e trabalhos em estuque no teto.
Fonte: Inepac.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *