Rio de Janeiro – Fazenda do Capão do Bispo


Imagem: Prefeitura Municipal

A Fazenda do Capão do Bispo possui características das edificações rurais setecentistas da área em torno da Baía de Guanabara.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Fazenda do Capão do Bispo: casa
Localização: Av. Suburbana, nº 4616, Del Castilho – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 367-T-1947
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 311, de 30/08/1947
Descrição: Casa de fazenda com as características das edificações rurais setecentistas da área em torno da Baía de Guanabara, isto é, com varanda na fachada e pátio central, ambos providos de colunas toscanas de alvenaria, e o acesso por meio de escada no lado esquerdo da fachada. Pertenceu ao primeiro bispo do Rio de Janeiro e foi edificado no final do século XVIII. Era sede de imensa propriedade rural, um dos principais núcleos disseminadores de mudas de café rumo ao interior.
Fonte: Iphan.

Descrição: A Fazenda do Capão do Bispo, antigo engenho, era uma das fazendas mais importantes da antiga Freguesia de Inhaúma e um dos primeiros núcleos disseminadores de mudas de café rumo ao interior, para as plantações que iriam representar a maior riqueza da província fluminense e do país no Segundo Reinado. A Casa do Capão do Bispo (Bem Tombado Federal e próprio estadual) foi construída no final dos setecentos e pode ser considerada um símbolo da arquitetura vernacular brasileira. Pertenceu ao Bispo José Joaquim Justiniano, o primeiro Bispo nascido no Brasil, até sua morte, em 1805. Inclui-se no Projeto Circuito de Fazendas Históricas do Rio de Janeiro.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

VÍDEO

MAIS INFORMAÇÕES:
A Casa Senhorial
Prefeitura Municipal
Mauro; Bittar; Reis-Alves
Patrimônio de Influência Portuguesa


5 comments

  1. Marcelo Lino Pieroni |

    Olá boa tarde, tudo bem?
    Sou morador de bairro de Del Castilho e conhece o local da fazenda desde criança, mas nunca entrei em sua casa, gostaria muito de levar minha esposa e filha para conhecer o casarão, é possível?
    Desde já obrigado pela atenção, aguardo o contato.

    1. Equipe iPatrimônio |

      Prezado, Marcelo
      Pelas notícias mais recentes, parece que o casarão encontra-se em estado de abandono.
      Infelizmente, não temos informações precisas sobre a possibilidade de visitação.
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. elcio elias pereira soares |

    Boa noite, sou aluno do curso de Licenciatura em Turismo pela UFRRJ e estou no oitavo período e estou elaborando meu TCC, gostaria de saber como posso adquirir mais assuntos sobre a casa da Fazenda Capão do Bispo em Del Castilho e se possível entrar no terreno da mesma para fazer pesquisa pois sei que no interior da mesma não é permitido pois tem risco de desabamento da parte do telhado. Sou uma pessoa que tenho fascinação pela historia da nossa cidade e principalmente pela historia da Freguesia de Inhaúma onde pertence essa sede de fazenda.

  3. Mara Jane Estevam Guimaraes |

    Boa tarde.
    Sou moradora de Cachambi e professora de História da rede pública.
    É lamentável ver todo dia abandono desse patrimônio histórico.
    Tem uma previsão de retomada para recuperar esse imóvel,fazer dele um lugar de turismo e até junto um espaço de entretenimento cultural.
    Há algum projeto?

  4. É lamentável verificar o descaso das autoridades com a nossa história. Já somos quase que considerados um povo sem identidade histórica, visto que desconhecemos e renegamos grande parte do no nosso passado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.