Rio de Janeiro – Hangar do Aeroporto Santos Dumont


Imagem: Prefeitura Municipal

O Hangar do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro-RJ, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Hangar do Aeroporto Santos Dumont
Processo de Tombamento: E-18/000.897/2003
Localização: Praça Senador Clóvis Salgado Filho – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Tombamento Provisório: 24/07/2003

Descrição: O hangar é uma edificação de composição fortemente horizontal constituída de duas partes que formam um único corpo retangular. Na parte mais ampla encontra-se a garagem de aeronaves propriamente dita com cerca de 7.800m² de área coberta e 14m de pédireito livre. O projeto é do engenheiro Paulo Fragoso com a colaboração do engenheiro Bjarne Ness. Sua concepção estrutural baseiase no modelo de hangar de duplo balanço, idealizado pelo engenheiro francês M. Caquot na construção dos hangares de Lyon-Bron, Saint Raphael Orleans-Bricy e Marcelle- Mariagne. O corpo anexo, voltado para a avenida General Justo, é um edifício de escritórios de quatro pavimentos projetado pelos arquitetos Marcelo e Milton Roberto, autores do projeto da estação central de passageiros do aeroporto. A face voltada para a rua, em direção ao oeste, é protegida da incidência excessiva do sol por um brise-soleil que unifica a composição da fachada.
Fonte: Inepac.

Descrição: Com projeto do engenheiro Paulo Fragoso e colaboração de Bjarne Ness, o hangar do Santos Dumont é um importante exemplar da arquitetura dos anos 1930 e 40. Sua composição horizontal é constituída de duas partes que formam um único corpo retangular. O corpo anexo, voltado para a Avenida General Justo, foi projetado pelos arquitetos Marcelo e Milton Roberto.
Fonte: Prefeitura Municipal.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *