Rio de Janeiro – Igreja da Mãe dos Homens


Imagem: Oliveira; Justiniano, p. 44

A Igreja da Mãe dos Homens originou-se de capela erigida em 1752. Em 1790 foi concluído o retábulo do altar-mor, obra do Mestre toreuta Inácio Ferreira Pinto.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja da Mãe dos Homens
Localização: Rua da Alfândega, nº 58, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 20-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 82, de 15/07/1938

Descrição: A devoção a Mãe dos Homens, em nossa cidade, era realizada diante de um oratório de pedra, já no século XVII, nas proximidades da Rua da Quitanda e Alfândega. A Irmandade da mesma devoção só se constitui no século XVIII. Erguida a capela, pela provisão de 1752, as obras prosseguiram lentamente, e em 1790 foi concluído o retábulo do altar-mor, obra do Mestre toreuta Inácio Ferreira Pinto, como também as talhas do arco-cruzeiro e do coro. Somente no século seguinte, entre 1854 e 1856, foram executadas as talhas dos dois altares da nave, por Antônio de Pádua e Castro, e, nessa época, refeito o trono do altar-mor. As pinturas das ilhargas da capela são do final do oitocentos. A igreja tem plano octogonal na área correspondente à nave, coberta por abóbada, a capela-mor tem forma retangular. Das duas torres da fachada, somente a do lado direito acha-se concluída e seu coroamento foi realizado por volta de 1803. Na sacristia encontra-se parte do arcaz, com tremidos, que Frei Domingos da Conceição fez para a sacristia do Mosteiro de São Bento.
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Oliveira; Justiano v1
Oliveira; Justiano v2, p. 41


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *