Rio de Janeiro – Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte


Imagem: Oliveira; Justiniano, p. 32

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte
Localização: Rua do Rosário, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 25-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 19, de 05/05/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A irmandade da Conceição e Boa Morte resultou da fusão da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição existente outrora na Matriz de São Sebastião no Castelo, e aquela de Nossa Senhora da Assunção e Boa Morte existente no Convento das Carmelitas. O risco da igreja foi feito pelo engenheiro militar Brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim no local onde existira a ermida denominada do “hospício”. Suas obras iniciadas em 1735 se estenderam por longo período. A planta da igreja tem formato de cruz latina, com transepto octogonal coberto por abóbada. Na época da abertura da Avenida Central, a torre-sineira foi sacrificada, e foi alterado tudo o que existe acima da cimalha na fachada atual. O altar-mor datado é revestido com talhas do Mestre Valentim, as capelas do transepto tem talha mais recente, porém seguiram o modelo da primeira. Possui seis altares com trabalhos em talha executada no século passado.
A frontaria, que sofreu várias interferências, conserva ainda uma delicada portada de cantaria, com frontão curvilíneo, datado de 1758, é também de autoria do Mestre Valentim da Fonseca e Silva. No acervo artístico da Irmandade, além de lâmpadas de prata da capela-mor, da prataria do culto, sobressaem as telas notáveis da sacristia, representando a Senhor da Conceição e a Senhora da Boa Morte, atribuídas respectivamente a Raimundo da Costa e Silva e a Leandro Joaquim.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa
Oliveira; Justiano v1
Oliveira; Justiano v2, p. 33


Comentários

  1. Uma pena a fachada da Igreja estar tão largada, toda pichada… muitas vezes com vários mendigos ali.
    As pessoas acabam não entrando e admirando toda a beleza que ela tem.
    Poderia haver vários casamentos ali, pois é uma igreja muito linda.
    Não adianta ser tombada e não ser conservada…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.