Rio de Janeiro – Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso


Imagem: Mwaldeck

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso foi construída no século XVII ao sopé do Morro, no mesmo local onde hoje está situada.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Outros Nomes: Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso
Localização: Largo da Misericórdia – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 10-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 173, de 15/07/1938

Descrição: A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada no ano de 1565 entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, foi em 1567 transferida para o Morro do Castelo, demolido no ano de 1922. A igreja de Nossa Senhora da Misericórdia foi construída no século XVII ao sopé do Morro, no mesmo local onde hoje está situada. No início do século XVIII, passou a ser Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Em sua lateral podemos observar parte da antiga ladeira da Misericórdia, que dava acesso ao Morro. A atual fachada da igreja é a primitiva, datada de 1780, com o acréscimo de alguns elementos mais recentes, como a portada de lioz português e a sineira ladeada por volutas e pináculos, que encima o frontão triangular da Segunda metade do setecentos.
Em seu interior, encontramos trabalhos de talha da primeira metade do século XIX, de feitio rococó, além de três retábulos e um púlpito provenientes da antiga igreja do Colégio dos Jesuítas, localizada no Morro do Castelo, demolidos juntamente com o Morro. Na sacristia encontramos lavabo de mármore, arcazes e, ainda, os estandartes do século XVIII, atribuídos à Manoel da Cunha, representando a paixão de Cristo e que saiam na procissão dos “fogaréus”, e algumas imagens de boa qualidade, são notáveis as telas representando o batismo de Cristo, de autor desconhecido. A iluminação da Igreja é feita por 11 lustres de cristal da Boêmia.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.