Rio de Janeiro – Igreja de Nossa Senhora do Desterro


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Desterro, no Rio de Janeiro-RJ, foi edificada provavelmente no século XVII por Jerônimo Vellozo Cubas e sua mulher Beatriz Álvaro Gago.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Desterro – Igreja da Pedra de Guaratiba
Localização: R. Barros de Alarcão, n° 1305 – Pedra de Guaratiba – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 151-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 125, de 21/07/1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 279, de 21/07/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A igreja foi edificada provavelmente no século XVII por Jerônimo Vellozo Cubas e sua mulher Beatriz Álvaro Gago, é o casal quem assina a doação da capela de Nossa Senhora do Desterro e suas respectivas terras aos padres Carmelitas, que aí edificaram uma casa conventual. Em 1750 sofreu uma reforma feita por Frei Francisco Quintanilha. No século XIX uma na nova obra foi efetuada, em virtude do casamento da filha do fazendeiro Vicente Alvares Ribeiro. Também neste último século teve sua fachada decorada com azulejos assemelhados aos da Lapa do Desterro, no Rio de Janeiro. A igreja de pequenas dimensões, tem sacristia ao lado da epístola, um só altar e coro. O altar principal possui retábulo em alvenaria com imagens do Bom Jesus da Cana Verde, da Sagrada Família e de Nossa Senhora do Carmo que seriam procedentes da Fazenda dos Padres Carmelitas. A talha do altar e do coro foram refeitas no século XIX e são valiosas imagens e bancos, de tipo raro com palha na assento. O teto da nave e capela-mor é decorado com pinturas ingênuas.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


4 comments

  1. deca serejo |

    As imagens são da Igreja em Pedra de Guaratiba, mas o texto histórico se referem a igreja na Lapa.

  2. o teto da igrejinha está cheio de cupim e está caindo, a igreja precisa de reparos urgente, essa equipe de patrimônio pode fazer alguma coisa urgente?

  3. Notei cupins no” altar” onde os padres celebravam as missas antigamente, o “chão” em madeira dele está oco, não sei se ainda está com cupim tbm. A imagem de Santa Ana no altar está com buraquinhos de cupim tbm. Também não sei já trataram as pragas, o que não é difícil. Acho que a única dificuldade é se para tratar tem que pedir autorização do iphan, mas algo tão urgente deve ser tratado logo. Conheci a igreja ontem. Muito bonita.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.