Rio de Janeiro – Igreja do Bom Jesus


Imagem: Halley Pacheco de Oliveira

O hospício e a Igreja de Bom Jesus tiveram suas obras iniciadas em 1705. Durante a permanência de Dom João VI no Brasil, o local foi muito prestigiado.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja do Bom Jesus
Outros Nomes: Igreja do Bom Jesus da Coluna
Localização: Praça General Lamartine, Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 732-T-1964
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 372, de 03/07/1964
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: A Ilha do Bom Jesus, hoje incorporada à do Fundão, foi doada à congregação dos padres franciscanos, em 1704, e por isso era também conhecida como Ilha dos Frades. O hospício e a Igreja de Bom Jesus tiveram suas obras iniciadas em 1705. Durante a permanência de Dom João VI no Brasil, o local foi muito prestigiado, e palco para a festa de São Francisco de Assis, porém, sua posição de destaque foi perdida, entrando em declínio. No período de 1823 a 1850, as dependências do convento foram utilizadas para isolamento dos portadores de diversas moléstias, tais como os lázaros e os doentes com vários tipos de febres e cólera. Em 1868, o prédio passou a abrigar o Asilo dos Inválidos da Pátria; e o convento arruinou-se, restando, hoje em dia, apenas a Igreja que conserva o partido franciscano primitivo – com galilé, nave única e capela-mor profunda.
A Igreja do Bom Jesus da Coluna, localizada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, será reinaugurada no próximo dia 15 de agosto, às 10 horas, com a presença de inúmeras autoridades eclesiásticas, civis e militares.
Tombada pelo Iphan, em julho de 1964, por sua importância histórica a igreja esteve em obras por dois anos, sendo totalmente restaurada, o projeto recebeu recursos com valor aproximado de 1 milhão e 500 mil reais, e foi realizado através de projeto Pronac, desenvolvido pela Fundação Cultural do Exército Brasileiro – Funceb – e patrocinado pelo BNDES.
As obras foram realizadas com a consultoria técnica e acompanhamento de equipe multidisciplinar do Iphan no Rio de Janeiro e englobaram ações de natureza civil, como reparos nos emboços e telhado, a revisão da parte elétrica e toda a restauração artística.
O acervo de bens móveis pertencente à igreja estava guardado no Forte Copacabana e também foi restaurado graças a um curso para a formação de auxiliares de restauração, promovido pela Funceb em parceria com a Escola de Belas Artes. Após um ano de duração, o curso formou 26 especialistas.
Com as benfeitorias, a igreja será elevada à categoria de Santuário Militar e voltará a ser utilizada para cultos a serem realizados por um Capelão Militar.
Devido ao grande interesse que vem sendo despertado pela restauração do monumento, serão realizadas missas especiais, às 10 horas, nos dias 16 e 17 de agosto, com a participação da Orquestra Sinfônica do Exército, tal qual no dia da inauguração.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UFRJ
Funceb
Exército Brasileiro
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *