Rio de Janeiro – Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca


Imagem: Google Street View

O Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca, no Rio de Janeiro-RJ, é uma escultural monumental com peça e alegorias em bronze e pedestal de granito.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Localização: Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-18/000.165/89
Tombamento Provisório: 30/11/1989

Dados do Monumento:
Categoria: Personalidades – estátuas e bustos
Tipologia: Monumental
Natureza: Artística
Tipo: Escultura
Material: Peça e alegorias em bronze e pedestal de granito
Fonte: Inventário dos Monumentos do RJ.

Descrição: Marechal Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827 e faleceu em 23 de agosto de 1892, em Barra Mansa. Foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil.
O monumento é o mausoléu onde estão os restos mortais do Marechal Deodoro e de sua esposa.
Com cerca de 23 metros as alturas totais do monumento, pesando 850 toneladas é composto por um conjunto ao alto com o fundador da República, a cavalo, em atitude de comando. Nas laterais diversos vultos da época da Proclamação Câmara e Floriano Peixoto. Na frente do embasamento, destaca-se a imagem da República, simbolizada por uma mulher. Em outra face aparece a figura de D. Rosa Paulina da Fonseca, mãe de Deodoro.
É formado por uma escadaria de pedra, sobre a qual se assenta o pedestal retangular de granito de Petropólis. A escadaria é quadrada e é formada de 6 degraus de pedra rodeando o monumento dos quatro lados. Em cada canto do pedestal há um pilar elevado com um grupo escultórico em bronze. No pilar anterior direito há esculpido em bronze os vultos da época da Proclamação: o major Sólon, o tenente-coronel João Teles, o coronel Marciano de Magalhães, o general Almeida Barreto e os marechais Câmara e Floriano Peixoto. No pilar anterior esquerdo, também há esculpido em bronze a mocidade da antiga Escola Militar, conduzida por Benjamim Constant. Nos pilares posteriores estão esculpidos em bronze, representando a Marinha de Guerra, as figuras de Wandenkolk, de Alexandrino, de Lorena e outros e, representando os jornalistas e os republicanos históricos, as figuras Quintino Bocaiúva, Saldanha Marinho, Júlio de Castilhos, Aristides Lobo, João Pinheiro e Prudente de Morais. Entre os pilares do pedestal há 5 baixos-relevos, nos lados maiores, e 3 nos lados menores, representando Rui Barbosa, Campos Sales, Lauro Muller, capitão Pedro Paulino, Silva Jardim, Glicério, Cesário Alvim, Lopes Trovão, padre João Manuel, Martins Júnior, Clodoaldo da Fonseca, Vespasiano, Mallet, Mena Barreto e Sampaio Ferraz.
Fonte: Inventário dos Monumentos do RJ.

Descrição: Monumento a Quintino Bocaiúva, na Antiga Praça Piaçava próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, Lagoa; Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca na Praça Marechal Deodoro, na Avenida Beira Mar, Centro; Monumento ao Marechal Floriano Peixoto, na Praça Floriano – Centro.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro – Monumento a Quintino Bocaiúva
Rio de Janeiro – Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca
Rio de Janeiro – Monumento ao Marechal Floriano Peixoto

MAIS INFORMAÇÕES:
Inventário dos Monumentos do RJ


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *