Rio de Janeiro – Museu Histórico Nacional


Imagem: Andrevruas

O Museu Histórico Nacional, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Prédios do Museu Histórico Nacional e Coleções que ali se abrigam, com exclusão da Coleção Bibliográfica
Localização: Praça Marechal Âncora, Centro – Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 1392-T-1997
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2009

Descrição: O museu tem a maior coleção de numismática da América Latina e uma das mais importantes do mundo. São 146.550 peças, distribuídas em diversas coleções: moedas, valores impressos, medalhas, ordens honoríficas, filatelia e sigilografia (selos de documentos). Fazem parte do acervo do museu mais de 100 mil peças que contam a história do Brasil, das quais apenas parte em exposição.
Há fotografias, esculturas, relíquias arqueológicas indígenas, carruagens, objetos domésticos, brinquedos antigos, móveis e quadros. Destaque para o trono do Senado Imperial, ocupado por Dom Pedro II nas sessões legislativas. Um jogo de xadrez e um brinquedo de corda que pertenceram a Dom Pedro I também estão em exposição. Cinco galerias sediam mostras temporárias. O museu fica em um conjunto arquitetônico colonial, erguido a partir de um forte para defesa da cidade, e foi reformado em 1922.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Acervos
Localização: Petrópolis e Rio de Janeiro-RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.681/2002
Tombamento Provisório: 30/12/2002

Descrição: Acervos: Bibliográfico e Arquivístico da Biblioteca Nacional, Bibliográfico e Arquivístico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arquivístico do Arquivo Nacional, Arquivístico do Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis, Arquivístico do Arquivo Noronha Santos pertencente ao IPHAN, Bibliográfico da Biblioteca Noronha Santos (Atual Arq. Central do SPHAN) pertencente ao IPHAN, Arquivístico e Bibliográfico do Museu Histórico Nacional, Bibliográfico da Biblioteca Paulo Santos, sediada no Paço Imperial, Arquivístico da Mapoteca do Itamarati, Arquivístico do Serviço de Documentação da Marinha e Arquivístico do Arquivo Histórico do Exército.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

VÍDEOS:

Fonte: TV Brasil.

Fonte: TV Brasil.

Fonte: TV Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Wikipedia
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.