Rio de Janeiro – Museu Villa-Lobos


Imagem: Site da instituição

O Museu Villa-Lobos, à R. Sorocaba, nº 200, no Rio de Janeiro – RJ, foi tombado  por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à R. Sorocaba, nº 200 (Sede do Museu Villa-Lobos)
Localização: R. Sorocaba, nº 200, Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 718-T-1963
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 394, de 27/02/1967
Uso Atual: Museu Villa-Lobos
Observações: O prédio faz parte integrante de um conjunto residencial, característico de uma época, constituído por mais dois outros da Rua das Palmeiras, nº 35 e 55.

Descrição: No ano seguinte à morte do compositor, por inspiração de sua segunda mulher – Arminda Neves d’Almeida, a “Mindinha” -, é criado o Museu Villa-Lobos, com a finalidade de preservar o seu acervo e divulgar a sua obra.
O empenho de Arminda é fundamental para que o processo de criação do museu seja rápido. Em 13 de junho de 1960, o Ministro da Educação e Cultura, Clóvis Salgado, encaminha a proposta de criação do Museu Villa-Lobos ao Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, que, no dia 22 do mesmo mês, assina o decreto Nº 48379, formalizando sua criação.
Em 24 de janeiro de 1961, a portaria nº 25 do Ministério de Educação e Cultura designa Arminda Villa-Lobos diretora do Museu, cargo que exerce durante 24 anos até seu falecimento, em 5 de agosto de 1985. Deste momento até meados de 1986, o Museu passa a ser dirigido pela pianista e grande intérprete do compositor Sônia Maria Strutt, sendo sucedida, ainda neste mesmo ano, pelo violonista e também intérprete de Villa-Lobos, Turibio Santos, que permanece no cargo até hoje.
Ao longo desses anos, paralelamente à preservação e à contínua conservação do legado de Villa-Lobos em partituras, documentos e objetos, o Museu também tem desenvolvido diversos projetos nas áreas cultural e educativa, através, entre outros, da edição de livros e discos, da realização de festivais, concursos internacionais e concertos didáticos, além do atendimento à pesquisa.
Seu atual ambiente de exposição conta com três salas, todas de múltiplo uso, que abrigam a exposição permanente e exposições temporárias, exibições de vídeos, concertos didáticos e pequenos recitais. A estrutura técnica conta ainda com três reservas técnicas e uma biblioteca aberta ao público.
Fazem parte do prédio jardins e uma concha acústica que permitem eventos ao ar livre.
Fonte: Site da instituição.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro – Casa Rua das Palmeiras, nº 35
Rio de Janeiro – Casa Rua das Palmeiras, nº 55
Rio de Janeiro – Museu Villa-Lobos

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: TV Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
UFRGS
Conhecendo Museus
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *