Rio de Janeiro – Observatório Nacional


Imagem: Agência Brasil Fotografias

O Observatório Nacional foi projetado pelo arquiteto Mário de Souza inspirado no prédio central do observatório de Paris.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto arquitetônico e paisagístico do Observatório Nacional à R. General Bruce, nº 586 , situado em área com cerca de 40 mil m2 , delimitada conforme poligonal descrita e constante no Processo Nº 1009-T-79, bem como todo o acervo arrolado no Anexo 3
Localização: R. General Bruce, nº 586 – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 1009-T-1979
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 95, de 14/08/1986
Uso Atual: Observatório Nacional
Descrição: Situado em área com cerca de 40.000 m², delimitada conforme poligonal descrita e constante do processo, bem como o acervo arrolado no anexo III do mesmo processo. Encontra-se hoje em São Cristovão, tendo funcionado no alto do Morro do Castelo, em edificação do colégio que fora dos jesuítas. Diversos acréscimos foram sendo realizados a fim de atender à modernização das pesquisas científicas. A partir da década de 1980, com a construção de um novo observatório na Serra da Mantiqueira, sul de Minas, foi mantido em São Cristovão apenas alguns programas, como o serviço de hora e o atendimento às áreas de ensino. O edifício principal, que abriga a administração foi projetado pelo arquiteto Mário de Souza inspirado no prédio central do observatório de Paris. As demais edificações, sejam as cúpulas para observação, as novas instalações para o serviço de hora ou a antiga residência do diretor foram posteriores dos astrônomos, são construções feitas sem nenhuma preocupação estética. Apresenta uma coleção de objetos científicos como lunetas e telescópios de grande valor para a história cientifica do Brasil. A densa arborização que encobre parte considerável do campus tem grande valor paisagístico.
Fonte: Iphan.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Sede do Observatório Nacional
Localização: R. General Bruce, nº 586 – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: E-03/31.273/83
Tombamento Provisório: 26/01/1983
Tombamento Definitivo: 18/11/1987
Descrição: É o mais antigo observatório em funcionamento do Hemisfério Sul, em atividade regular desde 1780. Oficialmente criado como Imperial Observatório em 1827, ainda no morro do Castelo e instalado em seu atual campus em 1922, ele é depositário de uma belíssima história que se inicia com as responsabilidades de determinação das coordenadas geográficas de pontos do território nacional; pela instrução de alunos da Escola Militar e da Academia da Marinha; pelas observações astronômicas e meteorológicas. A edificação principal, onde hoje se instala o Museu de Astronomia, de volumetria sólida e composição geométrica de inspiração francesa, fica em meio a uma área amplamente arborizada. O tombamento da totalidade do campus inclui, além do edifício sede, a Casa Branca, a Sala da Hora, as oficinas e alojamentos, além dos preciosos equipamentos científicos do acervo, de grande interesse para a história da ciência no Brasil. A proteção incide, ainda, sobre as árvores e a ladeira do Gusmão, que dá acesso ao campus.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Site da instituição
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.