Rio de Janeiro – Palácio Capanema


Imagem: Iphan

O Palácio Capanema, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Prédio do MEC/ Palácio Capanema – Edifício na Rua da Imprensa, nº 16, com toda a área de terreno situada entre as Ruas da Imprensa e de Santa Luzia, a Av. Graça Aranha e a R. Araujo Porto Alegre, necessária a preservação de sua perspectiva
Localização: R. da Imprensa, n. 16 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 375-T-1948
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 03/1948

Descrição: Construído entre 1937 e 1943, na gestão do Ministro Gustavo Capanema, durante o Estado Novo. Com a transferência da capital para Brasília, passou a ser ocupado por diferentes áreas do Ministério da Educação e Cultura. Atualmente, o Iphan e o Ministério da Cultura mantêm no prédio um corpo técnico que desenvolve ações voltadas para a proteção, a difusão e a identificação daquele patrimônio tombado. No local funcionam diversos órgãos – Funarte, Biblioteca Noronha Santos, Representações dos Ministérios da Educação e da Cultura no Rio de Janeiro, entre outros.
O projeto foi desenvolvido por uma equipe de arquitetos chefiada por Lucio Costa, a partir de estudos deixados por Le Corbusier durante sua estadia no Rio de Janeiro, em 1937. Inaugurado em 1945, com projeto de uma nova geração de arquitetos, pintores e escultores. Além de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, responsável pelos painéis e azulejos decorativos do prédio, Bruno Giorgi, pelas esculturas, Roberto Burle Marx, pelo aspecto paisagístico. O edifício possui interessante implantação urbanística. Diferentemente dos edifícios vizinhos, o prédio sobressai-se solto no centro do terreno. Com inovador pilotis duplo, as pessoas podem circular pelo pavimento térreo em uma grande e interessante praça.
Um dos primeiros edifícios a utilizar brise-soleil na fachada. Segundo Lucio Costa, esse edifício constitui “uma obra de arquitetura destinada a figurar daqui por diante, na história geral das belas artes como marco definitivo de um novo e fecundo ciclo da arte imemorial de construir”.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Iphan RJ.

Fonte: Iphan/RJ.

MAIS INFORMAÇÕES:
Archdaily
Iphan (p. 70)
Iphan
Iphan
Wikipedia
Secretaria de Estado de Cultura


Comentários

  1. maria de lourdes eleutério |

    as esculturas não são apenas de Bruno Giorgi. Dois outros escultores: Celso Antonio de Menezes e Adriana Janacópolos, fizeram obras para o palácio Capanema

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.