Rio de Janeiro – Palácio das Laranjeiras


Imagem: Delgadodeandrade

O Palácio das Laranjeiras é a Residência Oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro. Foi construído entre 1910 e 1913.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Palácio das Laranjeiras na R. Gago Coutinho, s/n
Localização: R. Paulo César de Andrade, nº 407, Laranjeiras – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 1075-T-1982
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 553, de 24/05/1983
Uso Atual: Residência Oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Descrição: O Palácio das Laranjeiras foi construído entre 1910 e 1913, tendo sido projetado pelo arquiteto Armando Carlos da Silva Telles. A construção foi encomendada pelo industrial Eduardo Guinle com a finalidade de lhe servir de residência. A construção foi realizada dentro dos padrões existentes na “arquitetura eclética”. A fachada principal possui pórtico sustentado por colunas de mármore de Carrara. Os vãos apresentam guarnições barrocas em estuque. Do lado esquerdo existe um torreão encimado por teto abobadado. Todas as coberturas são formadas por peças abauladas e revestidas de ardósia. A construção possui dois pisos, sendo composta por dois corpos: o principal (onde se encontram as salas de visitas); o segundo (onde se localizam os aposentos); e o terceiro (destinado as dependências de serviço). A construção foi concebida num terreno menor, tendo este sido aumentado quando da construção do com móveis e objetos de valor, dando-se destaque para sua pinacoteca com obras de Taunay e Frans Post.
Fonte: Iphan.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Palácio Laranjeiras
Localização: R. Paulo César de Andrade, nº 407, Laranjeiras – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: E-03/31.276/78
Tombamento Provisório: 24/11/1978
Tombamento Definitivo: 08/02/1979
Descrição: Implantado em meio a um anfiteatro verde no bairro de Laranjeiras, destaca-se pela suntuosidade, cercado por jardins de gosto romântico, com córrego e lagos artificiais que compõem o cenário do Parque Guinle. Construído entre 1909 e 1914 para moradia do empresário Eduardo Guinle, o projeto é dos arquitetos Armando Carlos da Silva Telles e Joseph Gire, no estilo Luís XIII, contando com a colaboração de paisagistas, escultores e pintores franceses. Mármores, bronzes, vitrais, azulejarias, parquês, mosaicos, rico mobiliário e obras de arte, conferem ao palácio uma arquitetura requintada e de encantamento. É, atualmente, residência oficial do governador do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Secretaria de Estado de Cultura
Governo do Estado
Wikipedia


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.