Rio de Janeiro – Palácio Tiradentes


Imagem: Tomaz Silva

Com trabalhos escultóricos de Nicallina Vaz, o Palácio Tiradentes é, atualmente, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Imóvel situado na Av. Presidente Antônio Carlos, nº 641, denominado Palácio Tiradentes e obras de arte a ele integradas
Localização: Av. Presidente Antônio Carlos, nº 641, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 1320-T-1992
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 533, de 10/03/1993
Uso Atual: Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Descrição: Após a fundação da cidade do Rio de Janeiro, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, no ano de 1565, a sede administrativa foi transferida para o antigo Morro do Castelo em 1567. Em decorrência da atividade portuária, as construções expandiram-se para a parte baixa da cidade. Em 1639, uma nova Casa de Câmara e Cadeia começou a ser construída, no local onde hoje se encontra o Palácio Tiradentes. Este foi construído em 1922 para sediar a Câmara Federal, segundo projeto dos arquitetos Arquimedes Memória e Francisque Cuchet. De acordo com o Professor Paulo Santos em seu livro “Quatro Séculos de Arquitetura”, o estilo Luís XVI foi o preferido na década de 20 no Rio de Janeiro, para os edifícios de porte monumental, principalmente entre os arquitetos tradicionalistas. Quando Heitor de Mello morreu, em 1920, estava em andamento em seu escritório o projeto, em Luís XVI, do Congresso Nacional, a ser erguido na Praça da República, que não chegou a ser construído. Seus antigos colaboradores, Memória e Cuchet projetaram, sob as diretrizes de seu antigo mestre, o Palácio das Festas da Exposição do Centenário da Independência e a Câmara Federal, além do prado do Jóquei Clube na Gávea em 1924. Diz Paulo Santos: “A Câmara, com sua planta bem articulada em que cada compartimento conta como um todo isolado e em que a procura do equilíbrio se faz através da simetria atingida, inclusive, por meio de nichos ou painéis, foi o limite extremo de uma maneira de compor…” Com trabalhos escultóricos de Nicallina Vaz, o Palácio Tiradentes é, atualmente, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Em frente ao prédio ergue-se a estátua do Tiradentes, realizada por Francisco Andrade, quando no local, se erguia a antiga cadeia, Tiradentes esteve nela preso, dali saindo, em cortejo, para o local de sua execução. Também se destacam no prédio da Assembléia: o painel de Eliseu Visconti, retratando o momento da assinatura da Constituição Republicana; o teto abobadado, decorado com painéis do artista J. Timotheo, localizados respectivamente no Plenário e no Salão Nobre.
Fonte: Iphan.

Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (PMRJ)
Nome Atribuído: Palácio Tiradentes.
Localização: Av. Presidente Antônio Carlos, n° 641 – Centro – Rio de Janeiro-RJ
Resolução de Tombamento: Decreto n° 11.292 de 20/08/92 – DOM de 21/08/92
Tombamento: provisório / Averbado: não

FOTOS:

TOUR VIRTUAL

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Governo do Estado
Site da instituição
Site da instituição
Wikipedia


Comentários

  1. Ronaldo Gonçalves |

    A propaganda é uma coisa a realidade é outra.. eu e varias outras pessoas tentamos visitar o Palacio e nao foi possive. Sempre em obras, reformas e ma vontade em permitir o povo visitar sua priopria casa.. E liiteratura nem tem. E a biclioteca do Palacio onde estas?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.