Rio de Janeiro – Praias de Paquetá


Imagem: Google Street View

A Ilha de Paquetá fica no interior nordeste da Baía de Guanabara. Chamada de “A Ilha dos Amores” por D. João VI.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Praias de Paquetá
Localização: Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 99-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 69, de 30/06/1938

Descrição: A Ilha de Paquetá fica no interior nordeste da Baía de Guanabara. Chamada de “A Ilha dos Amores” por D. João VI, o local se destaca não somente pelas belezas naturais e pelas águas calmas, mas também por ter uma característica que a torna única. Trata-se de uma Ilha onde não é permitido o uso de automóvel, exceto por ambulâncias ou algum outro serviço de necessidade pública.
A principal forma de chegar à ilha é através das barcas que partem da Praça XV. O passeio até lá é agradável e permite apreciar a paisagem de parte da Baía de Guanabara, levando em torno de 55 minutos. Lá, além das praias e pedras, os visitantes aproveitam passeios de charrete e de bicicleta. Entre as boas dicas estão ainda visitas ao solar que hospedou Dom João, à casa de José Bonifácio de Andrada e Silva, e à Casa de Cultura, instalada em um prédio de estilo eclético, recém-reformado. Seus restaurantes também são boas atrações. Oferecem pratos fartos e bem servidos com comida do mar, bem como da cozinha brasileira de forma geral.
Entre as principais praias de Paquetá estão: a da Moreninha, a Praia dos Tamoios, a Praia do Catimbau, a Praia do Lameirão (também conhecida como Praia das Águas) e a Praia da Covanca. Com um contorno de 7,5 Km, a Ilha também é muito associada ao livro ou romance “A Moreninha”, que segundo afirmam, esta teria sido o cenário da estória do livro. Para aqueles que pensam em permanecer na ilha alguns dias, existem vários pequenos hotéis. Como curiosidade, cabe ressaltar que a descoberta da Ilha de Paquetá coube a André Thevet, cartógrafo de Villegaignon, em 1556.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Biblioteca Nacional
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.