Rio de Janeiro – Sede do Bangu Atlético Clube


Imagem: Google Street View

A Sede do Bangu Atlético Clube, no Rio de Janeiro – RJ, foi tombada por sua importância histórico e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Localização: Av. Cônego de Vasconcelos, nº 549 – Bangu – Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-03/31.485/83
Tombamento Provisório: 19/10/1983
Tombamento Definitivo: 06/09/1990

Histórico do clube: A história do Bangu Atlético Clube começa realmente em fins do século XIX. Dentro da Fábrica Bangu, técnicos ingleses, recém chegados, falaram do futebol. Os filhos da terra ficaram empolgados com a narrativa dos bretões, sobre a nova modalidade desportiva. Das conversações, nasceu a ideia de fazer-se um “field”. “Field” era como os ingleses denominavam o campo de futebol. Mas… e as bolas? Já havia uma trazida pelo técnico Thomas Donohoe, ou melhor, seu ‘Danau” (essa bola ao que tudo indica, foi a primeira bola de futebol da Cidade Maravilhosa).
Era da Inglaterra que vinha o equipamento industrial da Fábrica, dentro de enormes caixas de madeira. Alguém foi a Londres a serviço da Fábrica. Eis que um dia ao ser aberta, na Fábrica, uma dessas Caixas, encontrou-se bem camuflado, um pacote contendo uma bola de couro para a prática do futebol, novinha, com bomba e tudo para enchê-la e alguns pares de chuteiras.
Ao iniciar-se pois, o século XX, já se praticava o futebol em Bangu, em uma área cedida pela Companhia Progresso Industrial do Brasil e que seria, como foi, um campo provisório, localizado bem ao lado direito das salas de trabalho então existentes.
Em dezembro de 1903, retornando de um passeio que fizera a sua terra natal, a Inglaterra, o Sr. Thomas Donohoe trouxe mais duas bolas de futebol.
Sentindo o entusiasmo que despertava em todos, o novo jogo o Sr. Andrew Procter sugeriu a fundação de um “club”. Após uma reunião preparatória, na qual tomaram parte os Srs. Andrew Procter, John Starck, José Villas Boas, Thomas Donohoe, Clarence Hibbs, Willian French, Willian Procter, Martinho Dumiense, José Medeiros, José Soares, Frederich Jacques e Thomas Hellowell, quando se decidiu, definitivamente, fundar-se o “club”, dias após, precisamente a 17 de abril de 1904, na casa nº 12 da Rua Estevão (depois Rua Ferrer e hoje Av. Cônego Vasconcelos) foi, oficialmente, fundado o Bangu Atlético Clube, com a presença dos Srs. Andrew Procter, Clarence Hibbs, Frederich Jacques, John Starck, José Soares, Segundo Maffeu, Thomas Hellowell, William French, William Hellowell e William Procter.
Fonte: Site da instituição.

Descrição: Igreja de São Sebastião e Santa Cecília, na Praça da Fé, Bangu. Sede do Bangu Atlético Clube, antigo Cassino da Vila Operária da Fábrica de Tecidos Bangu, na Av. Cônego de Vasconcelos nº 549, Bangu.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro – Igreja de São Sebastião e Santa Cecília
Rio de Janeiro – Sede do Bangu Atlético Clube

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.