Rio de Janeiro – Sítio Santo Antonio da Bica


Imagem: Prefeitura Municipal

No Sítio Santo Antonio da Bica, no Rio de Janeiro – RJ, é cultivada a coleção de plantas de Roberto Burle Marx, destacando-se o Ripado, a Capela do Séc. XXVI e a casa do artista.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Sítio Santo Antonio da Bica
Processo de Tombamento: E-03/31.264/83
Localização: Estrada da Barra de Guaratiba, lado par, altura do Km 21 – Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro – RJ
Tombamento Provisório: 19/10/1983
Tombamento Definitivo: 27/01/1988

Descrição: Onde é cultivada a coleção de plantas de Roberto Burle Marx, destacando-se o Ripado, a Capela do Séc. XXVI e a casa do artista.
Fonte: Inepac.

Descrição: A coleção de plantas do sítio Santo Antônio da Bica e as instalações existentes constituem um conjunto de bens de interesse cultural e científico. Nesta propriedade de 80 ha residiu, a partir de 1949, o paisagista Roberto Burle Marx (1906- 1994). Ali está o resultado de uma generosa e linda obra de botânico e artista plástico, inseparável de uma longa luta pela paisagem brasileira e pela defesa de nossa identidade natural. Desde que se instalou no sítio de Santo Antônio da Bica, o artista promoveu a restauração da antiga capela, a ampliação da pequena casa oitocentista e novas construções no terreno para abrigar seu ateliê e expor as peças de suas coleções de cerâmica, cristais, arte popular e pintura. Visando à sua preservação, Burle Marx solicitou em 1983 o tombamento estadual do sítio e, mais tarde, o doou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Fonte: Inepac.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.