Rio Negrinho – Estação Ferroviária e Armazém


Imagem: Processo de Tombamento

Inaugurada em 1913, a Estação Ferroviária de Rio Negrinho fez parte do ramal Porto União/São Francisco do Sul, que servia à Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Estação Ferroviária e Armazém
Localização: Rua da Estação, s/n – Rio Negrinho-SC
Número do Processo: Nº 080/96
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 2.981, de 24/06/1998

Descrição: Em 1911/13 a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande construiu o ramal Porto União a São Francisco do Sul, sendo construída também a Estação de Rio Negrinho e a partir de então uma Vila começou a se formar e tomar grande impulso. Com a Estrada de Ferro, mais uma opção de escoamento de produção, afluíram muitas famílias vindas de Lençol, São Bento, Salto e outras regiões e com seu trabalho contribuíram para o desenvolvimento da localidade. A Estrada de Ferro aumentou o comércio medeiras serradas, toras, erva-mate, lenha, nó de pinho e dormentes. Com a intermediação de Bernardo Olsen, que transferiu seu comércio de Lençol para a nova vila, passou-se a trocar produtos coloniais por artigos de primeira necessidade.

A construção da Estrada de Ferro, alavancou o crescimento da vila, trazendo grandes turmas de trabalhadores e para atendê-los, Bernardo Olsen montou um negócio comercial. Em 1913/14, Willy Jung e Jorge Zipperer montaram uma serraria no lugar chamado Salto, trazendo toda a maquinaria para esta serraria diretamente da Alemanha e escoando seus produtos para exportação através da Estação da Estrada de Ferro. Este pequeno empreendimento se tornaria no futuro na portentosa MÓVEIS CIMO.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Compreende o antigo terminal de cargas, a garagem para as locomotivas, bem como alguns vagões e casas dos funcionários da ferrovia. Há também no local um pequeno museu com peças usadas nas locomotivas.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Inaugurada, junto com o Armazém, em 01 de abril de 1913, a Estação Ferroviária de Rio Negrinho fez parte do ramal Porto União/São Francisco do Sul, conhecido como “Ramal de São Francisco”, que servia à Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande. A estação foi construída fora do núcleo de fundação do município de Rio Negrinho, entretanto a importância das atividades exercidas na estação fez com que a cidade passasse a se desenvolver no seu entorno, criando um novo núcleo para a cidade. Além do transporte de passageiros, a estação transportava as mercadorias da região, principalmente erva mate, madeira e móveis, que permaneciam estocados no armazém esperando pelo embarque.

Similar a outras estações do Ramal de São Francisco, a Estação Ferroviária de Rio Negrinho foi construída em alvenaria de tijolo autoportante rebocado e possui planta retangular alongada e telhado em duas águas. A fachada principal, local destinado ao embarque e desembarque, é coberta por telado em meia água que mantém a linha do telhado da estação e é dividida em cinco vãos; em cada um há uma porta de madeira e vidro que dá acesso ao interior da edificação. O armazém, construído em madeira, possui forma e dimensão similares à estação e a fachada principal também é composta por várias aberturas. Possui rampas de acesso nos dois lados.
Fonte: UDESC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias
Prefeitura Municipal
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *