Rio Negro e Mafra – Ponte Metálica Rio Negro-Mafra


Imagem: Google Street View

A Ponte Metálica Rio Negro-Mafra foi construída nos estaleiros da Compagnie Dyle et Baccalan, em Louvain, Bélgica, e levou apenas um ano para ser montada e entregue.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Ponte Metálica Rio Negro-Mafra
Localização: Divisa dos municípios de Rio Negro-PR e Mafra-SC – Rio Negro-PR
Número do Processo: 03/96
Livro do Tombo: Inscr. Nº 127-II

Descrição: Foi construída nos estaleiros da Compagnie Dyle et Baccalan, em Louvain, Bélgica, e levou apenas um ano para ser montada e entregue ao trânsito em 22 de novembro de 1896, no governo de José Pereira dos Santos Andrade. As medidas oficiais da ponte são as seguintes: 71,46m de comprimento, 7,00 de largura e 8,10m de altura, tendo custado aos cofres do Estado a quantia de 266 contos, 728 mil e 228 réis. Essas medidas são famosas, pois a ponte é mais curta que os taludes que margeiam o Rio Negro. Até hoje não se sabe ao certo qual a razão de tal erro. Alguns dizem que foi erro de engenharia, pois mediram a distância das margens pelo leito do rio, o que parece viável, pois o seu comprimento é exatamente o da largura do rio em época de seca.

Outra versão folclórica, a qual deve ter surgido na ocasião da instalação da ponte, é a de que para a Bélgica foram enviadas medidas erradas. Essa versão folclórica apresenta a famosa história da troca das pontes. Segundo tal versão, a ponte que era para ser do Rio Negro foi enviada para um rio homônimo existente na África, e a de lá, mais curta, veio parar no Paraná. Não se sabe a verdade. Entretanto, mesmo sendo folclórica, os habitantes de Rio Negro e Mafra preferem acreditar na confusão da remessa, e não no equívoco da engenharia que poderia ter mandado as medidas erradas.

Situada em área que é um marco histórico-geográfico de disputas territoriais e de desenvolvimento social e econômico, o tombamento confirma, pelo lado paranaense, o valor da ponte, ao reforçar a cooperação entre os estados justamente sobre um marco de antigos litígios, pois a ponte já é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura da Fundação Cultural do Estado de Santa Catarina.
Fonte: CPC.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Ponte Metálica Rio Negro / Mafra
Localização: Rio Negro / Mafra – Mafra-SC
Número do Processo: Nº 114/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.912, de 21/11/2002

Descrição: Inaugurada em 2 de novembro de 1896, antes da criação oficial do município, a ponte foi construída na Bélgica, toda estruturada em ferro, desenvolvida num sistema de treliças, como um prisma vazado, e  piso de madeira.

Ela possui a curiosidade de a parte metálica vencer apenas a distância do leito do rio, deixando descobertos os taludes, onde foram construídos dois estrados de madeira, sustentados por estrutura de cantaria, que também servem como apoio. A explicação seria que ou os projetistas erraram na adoção das medidas totais ou a empresa belga mandou para o Brasil uma ponte cujo destino seria a África, para uma cidade homônima.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *