Sabará – Teatro Municipal


Imagem: Iphan

O Teatro Municipal, em Sabará-MG, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edifício do Teatro Municipal, na R. Pedro II, antiga R. Direita
Localização: R. D. Pedro II – Sabará – MG
Número do Processo: 437-T-1953
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 356, de 02/01/1963

Descrição: Diante da inexistência de documentação, pouco se conhece sobre a construção do teatro, chamado inicialmente “Casa de Ópera”, localizado à rua D. Pedro II. Edificado nos meados do século XIX, constituiu-se num dos mais interessantes edifícios de Minas Gerais, principalmente por ser o teatro um programa pouco comum à época, tendo ali se exibido os melhores conjuntos teatrais então existentes para uma platéia exigente e culta. Em 1831, viveu grandes momentos, quando recebeu a visita de D. Pedro II.
Sabe-se que o teatro foi construído em terreno pertencente ao alferes Francisco da Costa Soares, tendo sua construção se dado por meio da constituição de uma “Sociedade Anônima” da qual o povo participou e que reuniu recursos para a construção do empreendimento. Aos poucos os cotistas proprietários do teatro foram doando suas ações à Santa Casa de Sabará, que mantinha a maioria das cotas na ocasião de seu tombamento em 1963. No século XIX transformou-se em Cine-Teatro Borba Gato, entrando em total decadência.
O prédio, exteriormente modesto, destaca-se pelo seu interior com sala do tipo italiano, em forma de ferradura, com vasto palco elevado, oferecendo ótima visibilidade. Em toda a volta, três andares de camarotes e galerias. Sua característica mais interessante é a de que o espaço reservado à platéia é o mesmo destinado ao palco. O piso é ascendente, a partir do palco. Ao fundo, encontra-se a entrada dos artistas. As portas de entrada pertenceram à antiga cadeia. As janelas da fachada apresentam folhas de meias venezianas, e as do interior mostram aberturas tipo “olho de boi”. A cortina do pano de boca foi pintada pelo conhecido pintor alemão George Grimm que veio ao Brasil em 1874, tendo sido por algum tempo professor na Academia de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Esta pintura retrata a paisagem de Sabará em cores bem vibrantes, tendo esta obra sido completamente danificada.
Texto extraído de: ALMEIDA, Lúcia Machado de. Passeio a Sabará. VIEIRA, Paulo Henrique. Guia Turístico de Minas Gerais. 1960. CARRAZZONI, Maria Elisa. Guia dos Bens Tombados. 1980.
Fonte: Iphan.

Prefeitura Municipal de Sabará-MG
Nome atribuído: Edifício do Teatro Municipal à Rua Dom Pedro II
Localização: R. Dom Pedro II – Sabará-MG
Descrição: É o segundo teatro mais antigo do Brasil, em funcionamento. Tem em suas linhas arquitetônicas a influência dos teatros ingleses do reinado de Elizabeth I, por isso é conhecido também como Teatro Elizabetano. O primeiro prédio foi construído antes de 1771 e funcionou até por volta de 1783. A segunda Casa da Ópera foi inaugurada em 02 de junho de 1819, durante as festas do nascimento da “Princesa da Beira”, Dona Maria da Glória, de Portugal. Nele, atuaram as grandes companhias artísticas da época. A Casa recebeu as visitas dos imperadores Dom Pedro I (1831) e Dom Pedro II (1881). Sua arquitetura interna tem influência italiana, com disposição dos camarotes em três galerias. Possui excelente acústica e encontra-se em plena atividade cultural.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fonseca, Menezes, p. 36


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.