Salvador – Asilo dos Expostos


Imagem: Sipac

A Santa Casa de Misericórdia de Salvador inclui-se o Asilo dos Expostos para assistência aos órfãos e crianças abandonadas.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Asilo dos Expostos (Pupileira)
Localização: Av. Joana Angélica, nº 79 – Nazaré – Salvador-BA
Território de Identidade: Metropolitano de Salvador
Processo de Tombamento: Nº 004/1981
Resolução de Tombamento: Nº 8.357/02, de 05/11/2002
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 56

Descrição: Dentre as atividades assistenciais mantidas pela Santa Casa de Misericórdia de Salvador inclui-se a assistência aos órfãos e crianças abandonadas. A princípio entregavam-se as crianças a amas residentes na cidade que as criavam com uma pequena ajuda de custo da Santa Casa, sistema que nem sempre deu bons resultados. Em 14/02/1724 a Mesa resolveu que se erigisse e criasse uma roda que servisse para o recolhimento de meninos enjeitados. Carta de 03/03/1726 confirma que: “achando-se mortas algumas crianças, tanto por inclemência das noites, como por as devorarem a ferocidade dos cães, “a Mesa” mandou fazer uma roda que servisse para se exporem os tais enjeitados”. Em 29/06/1862 foi instalado novo estabelecimento no Campo da Pólvora pela Santa Casa de Misericórdia para nele se abrigarem os expostos menores de 16 anos que estavam no antigo recolhimento. No período em que o Engenheiro Antônio Lacerda foi Mordomo do Asilo dos Expostos (1871/81) foram feitas algumas melhorias como a construção da Capela de N. S. das Vitórias, onde se encontra o seu jazigo perpétuo e um engenhoso sistema de abastecimento de água que compreendia a fonte existente à margem do Dique, bomba manual de recalque da água, adutora de canos de ferro que conduzia a água até o Asilo e reservatório elevado, recoberto por cúpula, ainda existente no asilo (BAHIA. Secretaria da Cultura e Turismo. Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Monumentos do Município do Salvador. IPAC-BA, Vol. I.pág 175, 3ª ed. Salvador, 1997. IPAC SIC)
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Barrione; Chaves
Jerusa da Silva Gonçalves Almeida
Maihara Raianne Marques Vitória


Comentários

  1. Waldir Silva da |

    Boa noite.
    Mesmo criança, eu deveria ter aproximadamente talvez 3 anos, hoje tenho 69 anos. Como posso e aonde procurar os meus parentesco. Nome: Waldir Silva da Cruz.. Mãe Laurentina Silva da Cruz e Valdecir Silva da Cruz. Resido na cidade de Macaé -RJ.
    Se alguém poder me orientar. desde de já fico agradecido.
    Meu e-mail. [email protected].
    Obs. Antes de minha mãe falecer eu mexendo na papelada e vir o endereço, Rua Queimado nº29 Santo Antônio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.