Salvador – Capela Nossa Senhora da Piedade e Recolhimento do Bom Jesus dos Perdões


Imagem: Paul R. Burley

A Capela Nossa Senhora da Piedade e Recolhimento do Bom Jesus dos Perdões, em Salvador-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Capela Nossa Senhora da Piedade e Recolhimento do Bom Jesus dos Perdões
Outros Nomes: Igreja da Piedade e Casa dos Perdões; Recolhimento da Irmandade do Bom Pastor
Localização: Rua dos Perdões, s/n, Santo Antônio Além do Carmo – Salvador-BA
Número do Processo: 264-T
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 278-A, de 06/04/1943
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: No início do séc. XVIII, Domingos do Rosário e Francisco Chagas erguem uma Capela dedicada a N.Sra. da Piedade e um pequeno recolhimento sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Perdões. Em 1789, a Capela e o recolhimento são ampliados quando são criados 40 novas celas, refeitório, cozinha, portaria, sanitário, sacristia e torre, obras que se estendem até 1819 quando faz-se o douramento do templo reformado. Construção em alvenaria de pedra e tijolo desenvolve-se em “L”, ocupando a igreja um destes lados. A igreja apresenta nave muito longa, com corredor em um só lado, recoberto por tribunas inspiradas no modelo então em voga nas igrejas matrizes e de Irmandades. Possui dois coros superpostos e sua fachada parece ter sido modificada no séc. XIX, sob influência do neoclássico. O recolhimento se desenvolve em torno de um pátio retangular e, além de um piso semi-enterrado, possui mais dois pavimentos. O convento foi muito modificado neste século com a criação de anexos, de maneira que se torna difícil saber sua posição primitiva. Na igreja, destaca-se a pintura do forro da nave e do segundo coro, atribuída a José Teófilo de Jesus.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrícia Mota Sena
Patrícia Mota Sena
Patrimônio de Influência Portuguesa
Pelourinho Dia e Noite


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.