Salvador – Casa da Providência


Imagem: Sipac

A Casa da Providência, em Salvador-BA, foi fundada pela Associação das Senhoras de Caridade, em 14/10/1855. Sua primeira sede foi visitada por D. Pedro II.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Casa da Providência, Capela e Pavilhão
Localização: R. Góes Calmon, nº 10 – Saúde – Salvador-BA
Território de Identidade: Metropolitano de Salvador
Processo de Tombamento: Nº 008/1979
Resolução de Tombamento: Nº 8.357/02, de 05/11/2002
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 58
Uso atual: Instituição de apoio aos necessitados

Descrição: Chegaram de Paris, em 1853, onze Irmãs de Caridade, as quais foram trazidas graças a influência do Visconde de Pedra Branca, cuja instalação se deu, com o apoio da Viscondessa de Pedra Branca e Barral, numa chácara em Nazaré, comprada pelo Arcebispo e donativos de Antônio Luiz Ferreira e Visconde de Pedra Branca, onde funcionou o Asilo dos Expostos.
A Casa da Providência foi fundada pela Associação das Senhoras de Caridade em 14/10/1855. Teve sua primeira sede na Baixa dos Sapateiros, onde foi visitada por D. Pedro II.
O atual prédio foi adquirido em 23/1/1865 pelo Cônego Francisco Pereira de Souza, tendo sido realizadas obras de alvenaria, carpintaria e pintura antes da transferência da sede. Até que em 10/9/1866 foi inaugurada a nova sede (IPAC).
Fonte: Sipac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC


4 comments

  1. Elisabete Conceição Cruz |

    Gostaria de informações para realizar um casamento nesta capela, pois estudei toda uma vida na escola ao lado da providência, tenho um apreço especial por está capela

  2. Norma Cardins |

    Gostaria de saber qual o destino foi dado a Imagem Original de Nossa Senhora das Graças , dessa Casa .Que eteve 6 anos no IPAC para ser restaurada .

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.