Salvador – Casa de Castro Alves


 

Imagem: Google Street View

A Casa de Castro Alves foi, provavelmente, construída no início do séc. XVIII pelo mestre-de-campo Jerônimo Sodré Pereira, que deu nome ao prédio e ao logradouro.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa de Castro Alves
Outros Nomes: Solar do Sodré
Localização: Rua Sodré, nº 43 – Salvador – BA
Número do Processo: 126-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 76, de 12/07/1938
Uso Atual: Colégio Ipiranga

Descrição: O sobrado foi, provavelmente, construído no início do século XVIII pelo mestre-de-campo Jerônimo Sodré Pereira, que deu nome ao prédio e ao logradouro. Em 1871, morre aí o poeta Castro Alves, cujo pai havia adquirido o sobrado anos antes. O solar desenvolve-se em planta retangular, em torno de um saguão central, partido comum na época. Da mesma forma, o frontíspicio, cujo eixo de simetria é marcado pela portada, é característico da arquitetura deste período, com janelas rasgadas e balcão, no pavimento nobre. Neste nível e no térreo, as envazaduras são guarnecidas de pedra. Provavelmente, em meados do século passado, o edifício foi desmembrado, sendo acrescido no de nº 43 um anexo neoclássico, nos fundos e alterando-se a distribuição espacial do térreo. A casa vizinha, de nº 45, não se inclui neste instituto de proteção. Em 1992, nova intervenção, promovida pelo Governo do Estado, altera significamente a distribuição espacial do bem protegido.
Observações: A casa também integra o Conjunto Arquitetônico formado pelas Ruas Carneiro de Campos, Sodré e Travessa Aquino Gaspar, tombado pelo Processo 0684-T-62.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.