Salvador – Casa R. Vinte e Oito de Setembro, nº 8


Imagem: Google Street View

A casa urbana à à R. Vinte e Oito de Setembro, nº 8 está distribuída em dois pavimentos, com construção em alvenaria de tijolo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à R. Vinte e Oito de Setembro, nº 8
Localização: Salvador-BA
Número do Processo: 637-T-1961
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 464, de 26/01/1962
Observações: A casa é tombada como parte integrante do edifício à R. Saldanha da Gama, nº 25, também tombado, denominado Casa Régia. O imóvel encontra-se em obras de restauração e, após o término destas, abrigará a sede do IPAC.

Descrição: Casa urbana, distribuída em dois pavimentos, com construção em alvenaria de tijolo. Primitivamente, talvez não fosse uma unidade autônoma mas, simplesmente, um anexo do sobrado vizinho de nº 25. O edifício foi muito prejudicado pelas alterações inadequadas que ocorreram nos séculos XIX e XX, como alteração dos vãos no pavimento térreo e substituição do assoalho por lajes. A sobreloja apesar de muito alterada, mantém entrada independente pela rua Saldanha da Gama. O acesso ao pavimento superior é feito por um pequeno saguão, independente das lojas. A fachada da Rua do Saldanha apresenta balcões com bacias em pedra e guarda-corpo de ferro do séc. XIX.
Fonte: Iphan.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *