Salvador – Conjunto Escola Parque


Imagem: Sipac

O Conjunto Escola Parque, em Salvador-BA, foi idealizado por Anísio Teixeira que, no final da década de 1940, colocou em prática sua concepção de educação pública.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Conjunto Escola Parque
Outros Nomes: Centro Educacional Carneiro Ribeiro
Localização: R. Saldanha Marinho, nº 134 – Caixa d’Água – Salvador-BA
Território de Identidade: Metropolitano de Salvador
Processo de Tombamento: Nº 004/1980
Resolução de Tombamento: Nº 28.398/81, de 10/11/1981
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 16
Uso Atual: Educação Pública
Observação: Entorno protegido – Raio de 200 m.

Descrição: A Escola Parque foi idealizada por Anísio Teixeira, educador baiano, que no final da década de 1940 conseguiu colocar em prática parte de sua concepção de educação pública justamente nesse conjunto, no bairro da Liberdade em Salvador, inaugurado em setembro de 1950, embora não realizado na totalidade de seu projeto original.
Anísio Teixeira foi convidado em 1947, pelo então Governador Otávio Mangabeira para assumir a Secretaria da Educação e Saúde do Estado da Bahia e na ocasião recebeu a solicitação para elaborar um Plano Estadual de Educação Escolar capaz de acabar com a calamitosa quantidade de crianças abandonadas, sobretudo na capital baiana. Para o educador, o problema não seria solucionado apenas pelo aumento do número de vagas nas escolas públicas, mas sim pelo acesso de todos a uma escola em tempo integral que unisse as mais variadas atividades. Da proposta dos oito parques escolares para quatro mil alunos cada, apenas um conjunto foi construído. Em 1950 foi inaugurado o Centro Popular de Educação, como primeiramente foi denominado, passando a se chamar Centro Educacional Carneiro Ribeiro (C.E.C.R.) por indicação do Governador Mangabeira.
O Conjunto Escola Parque é constituído por um setor administrativo, uma biblioteca, um auditório com 560 lugares, um ginásio de esportes, um anfiteatro externo, uma cantina e um setor de trabalho de 4.500m². O espaço interno foi enriquecido com pinturas dos artistas: Carybé, Carlos Bastos, Carlos Magano, Djanira Motta, Jenner Augusto, Maria Célia Calmon e Mário Cravo Júnior.Tombado em 1981, o Conjunto foi restaurado em 2001 para o retorno às atividades.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
UFBA


Comentários

  1. ubedan alvrs de oliveira |

    Precisamos fazer renascer ideia como as do grande educador Anísio Teixeira

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.