Salvador – Fonte do Vale do Tororó


Imagem: Sipac

A Fonte do Vale do Tororó foi construída pelo eng. Antônio Lacerda, quando Mordomo do Asilo dos Expostos no período de 1871/81.

IPAC-BA –Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Fonte do Vale do Tororó
Localização: Av. Vale do Tororó – Tororó – Salvador-BA
Território de Identidade: Metropolitano de Salvador
Processo de Tombamento: Nº 001/1984
Resolução de Tombamento: Nº 30.483/84, de 10/05/1984
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 33
Observação: Entorno protegido – Raio de 200 m – Situa-se à margem da Avenida Vale do Tororó, ramificação da Avenida Vale dos Barris. Entorno protegido – Raio de 200 m.

Descrição: A fonte foi construída pelo engenheiro Antônio Lacerda, com a ajuda de seu irmão engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, quando Mordomo do Asilo dos Expostos no período de 1871/81. Foi inaugurada em 21/2/1875 e funcionou até a instalação da rede de distribuição de água na Avenida Joana Angélica no começo do século passado.
Fonte: Ipac-BA.

Descrição: Fonte do tipo cacimba, formada por um poço coberto por uma cúpula, com três óculos, muito semelhante à Fonte situada à Margem do Dique. Está inserida em uma área que apresentava vegetação exuberante e de grande porte, hoje, ocupada por habitações irregulares. Esta Fonte ficou por muito tempo escondida nos charcos do Vale do Tororó.
Não foram encontradas referências históricas sobre a mesma, mas trata-se, provavelmente, de construção do último terço do século XIX.
Material: Alvenaria de Pedra e tijolos
Técnica: Construída em estrutura tipo cacimba
Dimensões: Altura = 2,00m Diâmetro =3,00 m
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Francisco Antonio Nunes Neto


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.