Salvador – Fonte dos Padres


Imagem: Araújo

A Fonte dos Padres é uma das mais antigas de Salvador-BA. Garantia, primitivamente, suprimento de água ao Colégio dos Jesuítas.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Fonte dos Padres
Outros Nomes: Fonte do Taboão
Localização: R. Conde D’Eu, Ladeira do Taboão – Centro Histórico – Salvador-BA
Território de Identidade: Metropolitano de Salvador
Processo de Tombamento: Nº 001/1981
Resolução de Tombamento: Nº 28.398/81, de 10/11/1981
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 20

Descrição: Esta é uma das mais antigas fontes da cidade. Garantia, primitivamente, suprimento de água ao Colégio dos Jesuítas. Mas, devido a sua distância, já em 1590 os Jesuítas tinham cavado no Colégio um poço de 20 metros de profundidade para achar um pouco de água que abastecesse as oficinas. Em 1587, Gabriel Soares de Souza assinala a existência de três fontes na Praia. Segundo Edelweiss, as três fontes eram: a das Pedreiras, na Preguiça, a do Pereira, na Baixa da Misericórdia, e a dos Padres, na subida do Taboão. Em 1801, Vilhena faz o seguinte comentário: “No fundo da Ladeira da Misericórdia uma outra muito pobre e ruim chamada Fonte dos Padres, tem duas bicas.”
Fonte: Ipac-BA.

Descrição: Fonte localizada sob arco, com extensas galerias ramificadas em cinco braços. Sua forma é de um nicho abobadado. A bacia de águas servidas se encontra no mesmo recinto, limitada externamente por mureta de pedra. Originalmente a água jorrava da boca de uma máscara esculpida em pedra, localizada ao fundo do nicho, atualmente desaparecida. Em 1928 foram acrescentadas duas bicas em mármore. Sofreu possível reforma em 1870, conforme na placa fixada acima do arco.
Em 1941 foi totalmente descaracterizada, tendo sido o nicho revestido com pedras irregulares, imitando uma lapa, feição que apresenta até hoje. Na mesma época, a bica foi substituída por tubo, do qual resta apenas o orifício, A fonte se acha desativada. A fonte do Taboão data do século XVI e supria de água o colégio dos Jesuítas.
Localizada sob a Ladeira do Taboão.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Francisco Antonio Nunes Neto
Solange Souza Araújo


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.