Salvador – Hospício São João de Deus


Imagem: Google Street View

O Hospício São João de Deus, em Salvador-BA, é um solar suburbano, particular, que em meados do séc. XIX é transformado em casa de saúde.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Hospício São João de Deus: prédio
Outros Nomes: Solar da Boa Vista, Hospital Juliano Moreira
Localização: Rua do Trovador, nº18-118 – Engenho Velho de Brotas – Salvador-BA
Número do Processo: 288-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 181, de 16/10/1941
Uso Atual: Secretaria Municipal de Educação (na data do tombamento), Parque Solar Boa Vista, Casa de Castro Alves (em 2017)
Observações: Em 1867, após retornar da Europa, o poeta Castro Alves instalou-se neste Solar.

Descrição: Solar suburbano, particular, que em meados do séc. XIX é transformado em casa de saúde, sob a guarda e responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia. Construção robusta e defensiva em alvenaria de pedra e divisórias em paredes francesas, desenvolvida em torno de pequeno pátio central, com mirante em forma de torre no plano da fachada lateral. Sua planta, quase quadrada, é comum nas construções residenciais mais abastadas. As fachadas são emolduradas por fortes cunhais superpostos por coruchéus do tipo bulboso. O prédio possui capela com teto em gamela, no pavimento térreo, e um saguão central com escadarias de três lances que dá acesso ao pavimento nobre.
No distrito de Engenho Velho de Brotas estava localizada a residência da família do poeta Castro Alves, amplo solar que tinha a vista para a Baía de Todos os Santos e que, ao longo do tempo, foi Hospital Psiquiátrico (chamado originalmente de São João de Deus e depois Juliano Moreira), e que abrigava a sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: O Solar da Boa Vista, construído em fins do século XVIII, sendo seu primeiro proprietário Manuel José Machado. Em 1858, foi adquirido pelo Dr. Antônio José Alves, catedrático da FAMED e pai de Castro Alves. Em 1869 o Governo Provincial comprou o prédio para instalar o asilo de alienados, administrado pela Santa Casa de Misericórdia. O Asilo S. João de Deus foi inaugurado em 24 de junho de 1874. Solar suburbano apresentando dois elementos peculiares à arquitetura civil baiana do século XVIII: o mirante e o pátio. O mirante assumiu a forma de uma torre. Este elemento medieval é comum na arquitetura civil luso-brasileira.
Fonte: Bahia Illustrada, v.2, n.2, jan. 1918.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fiocruz
Venétia Durando Braga Rios
Ronaldo Ribeiro Jacobina
Patrimônio de influência portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.