Salvador – Solar do Gravatá


Imagem: Acervo Google Street View

O Solar do Gravatá, em Salvador-BA, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Prédio localizado na Praça dos Veteranos, nº 5, conhecido como Solar do Gravatá ou Solar Oliveira Mendes
Localização: Salvador-BA
Número do Processo: 335-T-1944
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 516, de 24/05/1974
Uso Atual: Centro Cultural Casa de Angola na Bahia

Descrição: Na base da encosta que dá para a antiga Rua da Vala, frente à Praça dos Veteranos, onde é vizinho de belos sobrados e de um insólito Corpo de Bombeiros, está o solar. Um dos mais interessantes de Salvador. Foi erguido em 1733 por Felipe de Oliveira Mendes, famoso oficial construtor que trabalhou nas igrejas de Santana e da Misericórdia. Em 1754 pertencia a seu filho Manuel, medidor da Câmara, servindo de fiança na arrematação de obras. No ano de 1800 estava na posse de Francisco Gonçalves Junqueira, marido de uma neta do construtor. Passou em 1808 a seu filho, que viria a ser barão de Jacuípe, e depois a D. Maria de Oliveira Junqueira, casada com o conselheiro João José de Oliveira Junqueira, futuro presidente das Províncias do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco e Minis‐ tro da Guerra em dois períodos. O solar esteve na família até 1938, quando foi classificado pelo IPHAN. Res‐ taurado, abriga a Casa de Angola desde 1999. Solar urbano implantado em terreno de encosta, levando à adoção de um partido escalonado (com entre‐piso e jardim em níveis) pouco comum na arquitetura baiana. A edificação desenvolve‐se em dois pavimentos além do entre‐piso e sótão recuado. A utilização do entre‐piso para alojamento de serviçais e colocação de salões forrados no sótão, para uso da família, é única e subverte totalmente o padrão tradicional de uso dos espaços. No jardim, dois níveis separados por grades abrigavam a cavalariça e a senzala e banheiros. No pavimento nobre a circulação era feita em torno da escada e a fachada não apresentava simetria, duas outras características raras na época. Destacam‐se os azulejos em relevo no saguão e a portada em pestana, que lembra os portais do Norte de Portugal.
Ana Maria Lacerda
Fonte: Patrimônio de influência portuguesa.

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MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
Patrimônio de influência portuguesa


2 comments

  1. Bruno Gonçalves Basilio Alves |

    Bom dia.

    Estou realizando um trabalho para faculdade Senai Cimatec – Arquitetura e Urbanismo 4° semestre, escolhemos o Centro Cultural Casa de Angola para ser nosso representante. Nesse trabalho é necessário as plantas baixas e cortes do edifício para melhor compreensão e estudo do mesmo, teria possibilidade de enviar para mim as pranchas técnicas?

    Bruno Gonçalves Basilio Alves.
    Obrigado.

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