Santa Bárbara – Antigo Patronato de Afonso Pena


O Antigo Patronato de Afonso Pena foi tombado pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Santa Bárbara-MG
Nome atribuído: Prédio do Antigo Patronato de Afonso Pena
Localização: R. Francisco Archanjo de Souza Melo, s/n – Centro – Santa Bárbara-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 1376/2006

Histórico do município: O bandeirante paulista Antônio Silva Bueno, explorando as margens do ribeirão existente nas fraldas da Serra do Caraça, encontrou ali ricas minas de ouro. A este ribeirão ele chamou de Santa Bárbara , pois chegara no dia 04 de dezembro de 1704, dia da santa deste nome, conforme calendário litúrgico.
A riqueza das minas descobertas por Bueno despertou a cobiça de outros aventureiros mineradores. Na esperança de se enriquecerem, fixaram-se nesta promissora região. Assim, desponta o arraial de Santo Antônio do Ribeirão de Santa Bárbara.
Segundo registros históricos, a construção da Igreja Matriz de Santo Antônio foi iniciada em 1713.
A partir da segunda metade do século XVIII, as reservas de ouro de aluvião começam a se esgotar devido a um processo de super exploração. Veio um período de decadência. As alternativas de vida eram as culturas de subsistência e a criação de gado.
Devido à privilegiada localização geográfica, o arraial foi adquirindo forças suficientes para se transformar em Vila. Foi elevada à condição de Vila em 16 de março de 1839, e em 1858 à condição de Município com o nome de “Santa Bárbara do Mato Dentro”. Em 1878, é feita sede de Comarca, desmembrando-se de Caeté.
Fonte: Circuito Cultural Vieira Servas.

MAIS INFORMAÇÕES:
Circuito Cultural Vieira Servas


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.