Santa Leopoldina – Sumidouro e Cachoeira do Funil


O Sumidouro e a Cachoeira do Funil consistem em uma formação rochosa onde o Rio Santa Maria “desaparece” em meio às pedras e reaparece 200 metros depois.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Sumidouro e Cachoeira do Funil
Localização:
Tipo de bem: Patrimônio natural.
Descrição: Localizada a 2km da sede do município, consistem em uma formação rochosa onde o Rio Santa Maria “desaparece” em meio às pedras e reaparece 200 metros depois.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Saindo da cidade seguindo pela Rodovia Estadual Afonso Schwab (ES-264), à 2 Km da Sede, passa-se pela ponte do Funil, sobre o rio Santa Maria.
No local as águas do rio desaparecem sob um emaranhado de rochas, surgindo aproximadamente 200 metros abaixo. O atrativo pode ser visto com facilidade porque a ponte fica exatamente em cima do leito seco e pode ser visto tanto acima quanto abaixo da ponte.
O rio tem contorno muito bonito, pois e todo encachoeirado. Até hoje não se sabe dizer se foi uma avalanche ou e é próprio da natureza. Dom Pedro II quando visitou o Município em 1860, ficou encantado e chegou a escrever sobre o local e não teve explicação para tal fato. O atrativo foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, conforme consta no Processo Nº 73/90 – CEC/ES.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Brasiliana Fotográfica
Secult-ES
Prefeitura Municipal
Notícia de Jornal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *