Santa Luzia do Ithanhy – Usina São Félix


Imagem: IPTI apud Aragão; dos Santos

A Usina São Félix é o segundo engenho mais antigo de Sergipe. Foi fundado em 1632 e conta com conta ainda com 250 hectares.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Ex-Usina São Félix (Sobrado, Casas de Trbalhadores e Antiga Unidade Industrial)
Localização: Fazenda São Félix – Santa Luzia do Ithanhy-ES
Resolução de Tombamento: Decreto nº 6.126, de 06 de janeiro de 1984
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 6
Descrição: Arquitetura civil rural ligada ao ciclo da cana-de-açúcar em Sergipe. Construção do século XVIII. Fazenda São Félix. Propriedade do Sr. Gilberto Vieira Leite Neto. O tombamento abrange o sobrado, as casas de trabalhadores e a antiga unidade industrial.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: Considerado o segundo engenho mais antigo de Sergipe (1632), o Engenho São Felix foi tombado como patrimônio do Estado em 1984 (Loureiro, 1999). Sua infraestrutura se encontra em bom estado de conservação e suas características originais foram preservadas. Além dos móveis coloniais, a propriedade conserva o porão onde, segundo informam os atuais proprietários, os escravos eram alojados. A fazenda conta ainda com 250 hectares onde, outros recursos naturais, podem ser encontrados pequenos córregos, nascentes, mata atlântica e estruturas históricas como a chaminé da antiga usina.
Praticamente não existe restrição por parte do proprietário à entrada de visitantes no interior da fazenda. O acesso por carro pode ser feito pela rodovia Camilo Calazans, que possui boas condições.
Fonte: Aragão; dos Santos.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Aragão; dos Santos


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *