Santa Maria – Residência Evandro Ribeiro


A Residência Evandro Ribeiro foi tombada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS por sua importância cultural para a cidade.

IPLAN/SM – Instituto de Planejamento de Santa Maria
COMPHIC – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria
Nome Atribuído: Imóvel localizado na R. Marechal Floriano Peixoto, nº 267, esquina com a R. Cel. Ernesto Beck
Localização: R. Marechal Floriano Peixoto, nº 267, esquina com a R. Cel. Ernesto Beck – Bairro Nossa Senhora do Rosário – Santa Maria-RS
Resolução de Tombamento: Decreto n° 67, de 21 de junho de 2018 e Decreto n° 99, de 30 de agosto de 2018
Descrição: Considerando a necessidade de reconhecer o valor deste edifício para a história do Município, como depositário de valores simbólicos e afetivos para a comunidade santamariense, oportunizando a preservação do referido bem; Considerando o Ofício nº 010, de 1º de agosto de 2017, oriundo da Coordenadora Geral da TV OVO solicitando o tombamento patrimonial do bem. O Tombamento diz respeito às duas edificações existentes no mesmo lote, matriculado sob nº 93.306, no Cartório de Registro de Imóveis, quais sejam: I – a edificação de esquina, assobradada, sob nº 267, a qual consiste em um imóvel em ruínas, de dois pavimentos em alvenaria de tijolos, com ornamentação eclética, fachada principal simétrica e uma escaderia externa centralizada, com o pavimento principal acima do nível da rua. Para este bem, deverão ser preservadas: a volumetria, os vãos e os adornos e as fachadas norte, leste e sul. As esquadrias de madeiras devem ser recuperadas conforme modelo original, assim como os gradis de ferro do porão. Deverão ainda ser preservados os materiais e técnicas construtivas que caracterizam a edificação e que ainda testemunhos no local. II – a edificação, lindeira, localizada na Rua Coronel Ernesto Beck, sob nº 1.685, datada da década de 1940, caracterizada por ornamentações Art Déco, muito presente em Santa Maria, além da ornamentação que tende ao geometrismo característico do início do século XX, terá os seguintes elementos tombados: a fachada voltada para a via com seus adornos e os vãos originais, os quais devem ser retomados.
Fonte: Decreto de Tombamento.
MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *