Santa Teresa – Residência de Virgílio Lambert e Capela Nossa Senhora


Imagem: SeCult-ES

A Residência de Virgílio Lambert foi construída em 1875, pelo arquiteto italiano Antônio Lambert. Em frente à casa, construiu a Capela para Nossa Senhora da Conceição.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Residência de Virgílio Lambert e Capela Nossa Senhora
Localização: Santa Teresa-ES
Tipo de bem: Bem tombado.
Resolução de Tombamento: Resolução nº 7/1985
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 86, folhas 9v e 10
Livro das Belas Artes: Inscr. nº 60, folhas 14v e 15
Uso Atual: Casa de Memória
Descrição: O atual museu, construído em 1875 pelo arquiteto italiano Antônio Lambert para a sua família, que acabou tornando-se de grande importância para a região. Antônio construiu, também, em frente a casa, uma capela com o objetivo de abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Construída em 1875, pelos irmãos imigrantes italianos Antônio e Virgílio Lambert, foi uma das primeiras construções do Município. É tombada como Patrimônio Histórico Estadual desde 1985. Atualmente, funciona como Casa de Memória, contando a história da Família Lambert e da imigração italiana no Município. Construção em estuque, também conhecido como tabique, taipa ou pau-a-pique. Em frente à residência foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1899, que abriga em seu interior uma imagem da santa esculpida em madeira por Antônio Lambert.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Governo do Estado
Vitruvius
Márcia Regina Rodrigues Ferreira


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.