Santo Amaro – Bembé do Mercado


Imagem: Ipac-BA

O Bembé do Mercado é uma manifestação que acontece desde 13 de maio de 188, quando negros se reuniram em praça pública para comemorar a Abolição da Escravatura, no município de Santo Amaro da Purificação.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Bembé do Mercado
Localização: Santo Amaro-BA
Decreto Estadual
nº 14.129/2012
Livro do Registro Especial de Eventos e Celebrações

Descrição: Manifestação cultural e religiosa que acontece desde o final do século XIX quando um grupo de negros, reuniram-se em praça pública para comemorar a Abolição da Escravatura em 13 de maio de 1888, no município de Santo Amaro da Purificação. É conhecida como Bembé do Mercado, Festa de Preto ou Candomblé da Liberdade. Desde 1889, o Bembé vem sendo realizado, com a participação de vários terreiros de candomblé da região, que durante três dias realizam uma grande cerimônia de candomblé em praça pública e tem seu ápice com a entrega de presente à Mãe d’Água.
O Bembé do Mercado é uma manifestação religiosa que comemora o 13 de maio. Ao tomarem conhecimento da Abolição da Escravatura, os escravos daquela região comemoraram junto à população negra já liberta e simpatizantes a liberdade dos escravos. Segundo a história oral contada pelos santamarenses e reafirmada pelos participantes do evento, que no dia 13 de maio de 1889, um africano de origem Malê conhecido por João Obá, saiu às ruas juntamente com seus filhos de santo para comemorar a Abolição. Neste ano foi armado no Largo do Xaréu um grande caramanchão, coberto com palha e por três dias foi realizado um grande candomblé que culminou com a entrega de um presente à mãe d’água.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Governo da Bahia – Secom.

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
IPAC
UFRB


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.