Santo Antonio de Leverger – Cadeia Pública


Imagem: Google Street View

A Cadeia Pública, na cidade de Santo Antonio de Leverger-MT, foi entregue em 1925. O prédio funcionou como cadeia até 1985.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger (Centro Cultural)
Localização: Rua C – Santo Antonio de Leverger-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 13/00, de 21/7/2000

Descrição: Com a crescente população do município de Santo Antônio de Leverger, o então intendente (que equivale ao prefeito de hoje) do município ordenou a construção de uma cadeia pública, que funcionaria para castigar aqueles perturbassem a ordem da cidade. Assim, a Cadeia Pública foi entregue em 1925. O prédio funcionou como cadeia até 1985, quando foi desativado pelas precárias instalações. Em 1999, o espaço foi reformado e reaberto, tornando-se o Centro Cultural Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Este Centro abriga num mesmo espaço um acervo de documentações, tais como: fotografias de pessoas ilustres que ajudaram a compor o cenário histórico do Município e do Estado, a exemplo do filho desta terra que desbravou as matas de Mato Grosso e de outros Estados com o seu ato de pioneirismo encurtando a distância entre os povos, o saudoso Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – mimoseano, fotografias das usinas de produção de açúcar e aguardente, das manifestações culturais mais diversas como o carnaval, o folclore, as danças do cururu e do siriri, e de momentos da vida política e social do levergense; abriga ainda alguns acervos privados, pequenos por sinal, mas bastante representativos como momentos da vida política do Senador Jonas Pinheiro, do Deputado Federal Milton Figueiredo, do Intendente Raul de Carvalho, contendo além de fotos, objetos pessoais que registram a memória política de cada um deles; e um pequeno acervo de objetos artesanais produzidos pela própria comunidade como, viola de cocho, boi-a-serra, pinturas; temos uma bicicleta antiga, carteira escolar, jacá de guardar peixes, entre outros.
Além desses acervos de cunho histórico, abrigamos também, de forma bastante especial o IHG – Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antonio de Leverger e que até recentemente abrigava também a Biblioteca Municipal. Esta procurava atender tanto alunos das escolas municipais, quanto o das escolas estaduais, e também pesquisadores da área de graduação, pós graduação e mestrado e que se encontra desativada devido à frágil estrutura física.
Historicamente, este espaço do Centro Cultural, prédio antigo construído a partir de 1900 e inaugurado em 1925, teve como objetivo sediar uma cadeia pública para abrigar a segurança do Município, que depois foi desativada.
Com uma arquitetura colonial, o prédio está distribuído em 05 (cinco) salas, duas salas solitárias e um espaço de quintal. Depois de sua desarticulação este prédio encontrou-se abandonado até 1985, e é um dos poucos prédios antigos da cidade.
O prédio que hoje é o Centro Cultural Cadeia Pública, leva o nome de uma grande mulher Marise Teixeira, sendo este sem dúvida de grande importância para a sociedade, mas de grande utilidade pata população local e seus visitantes: turistas e excursionistas, que podem usufruir com maior conforto e qualidade das nossas fontes de pesquisas, além de contemplar e conhecer um pouco mais a nossa memória que já abarca seus 115 anos de história.
Fonte: Secult-MT.

Descrição: Obra de recuperação e revitalização do prédio. A Cadeia Pública de Santo Antonio do Leverger tem 81 anos. Com o aumento da população do município de Santo Antonio de Leverger naquele período, o então intendente (que equivale ao prefeito de hoje) ordenou a construção de uma cadeia pública, que funcionaria para deter aqueles que perturbassem a ordem da cidade. Assim, a Cadeia Pública foi entregue em 1925, e funcionou como cadeia até 1985, quando foi desativada pelas precárias instalações. Em 1999, o espaço foi reformado e reaberto, tornando-se o Centro Cultural Cadeia Pública de Santo Antonio de Leverger, a reforma iniciada em 2006 é a maior desde a sua construção, além da parte física, serão adquiridos móveis, computadores e todos os equipamentos que o espaço requer para a sua devida utilização, em uma terceira etapa. Com a parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura, e a Prefeitura Municipal, deu-se início a restauração do Centro Cultural. Iniciada em abril, a reforma faz parte da proposta do governo do Estado de restaurar os Patrimônios Históricos de Mato Grosso. Com a melhoria o espaço reservado ao Museu Municipal será resgatado à história do Município. O Centro Cultural abriga hoje a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente e a sede da Biblioteca Municipal Marechal Cândido Rondon e futuramente museu.
Fonte: Secult-MT.

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Secult-MT
Secult-MT


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.