Santos Dumont – CEMIG


Imagem: Prefeitura Municipal

A CEMIG foi tombada pela Prefeitura Municipal de Santos Dumont-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Santos Dumont-MG
Nome atribuído: Prédio da CEMIG
Localização: Av. Getúlio Vargas, n° 563 – Santos Dumont-MG

Descrição: O edifício da CEMIG foi construído na segunda metade do século XX para abrigar a Companhia Força e Luz de Palmyra. O objetivo do empreendimento foi o de separar o consumo de energia elétrica da cidade e da Companhia Brasileira Carbureto de Cálcio.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: O Desbravamento da região onde hoje se localiza o Município de Santos Dumont está ligado à abertura do ‘Caminho Novo’, obra iniciada por Garcia Rodrigues Pais, filho de Pais Leme, o famoso ‘Caçador de Esmeraldas” e que se destinava à penetração dos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas.

À margem do caminho foram concedidas terras pelo Governo da Metrópole, a quem quisesse cultiva-las, para garantir assim a obtenção de gêneros alimentícios pelos bandeirantes durante a longa jornada.

A primeira sesmaria outorgada em terras do Município foi a de Domingos Gonçalves Ramos, em 26 de fevereiro de 1709, que ali se estabeleceu com a. família e dois genros – Pedro Alves de Oliveira e João Gonçalves Chaves.

Em 9 de novembro de 1728, João Gomes Martins adquiriu parte dessa sesmaria – parte esta já então pertencente a João Gonçalves Chaves.

Nas terras assim sucedidas, surgiram os primeiros ranchos em que se abrigavam os viajantes e nelas se foram desenvolvendo plantações e criações. As terras pertencentes a João Gomes Martins tornaram-se conhecidas como ‘Roça de João Gomes’ e correspondem ao bairro de João Gomes Velho, da atual cidade.

Em data que não se pode precisar, foi erigida a primeira capela, à margem do ‘Caminho Novo’, dedicada a São Miguel e Almas, invocados, segundo a tradição. como protetores dos bandeirantes na perigosa travessia da Mantiqueira. Em 27 de fevereiro de 1788, a capela foi transferida para o interior da Roça de João Gomes, onde permaneceu durante 49 anos. Em virtude da Provisão de 27 de junho de 1827 voltou a ser erguida no primitivo lugar. A doadora do patrimônio da capela teria sido uma filha de João Gomes, de nome Palmira, dai se originando a denominação do povoado, quando elevado à categoria de vila. Entretanto só a 29 de dezembro de 1847 e que Manuel da Cunha Lima assinou documento de doação, tendo apresentado, a 19 de fevereiro de 1848. uma petição ao Juiz de Paz sobre o arruamento dos terrenos doados, alinhamento e construção das casas do arraial. Em 1867, foi criada a paróquia.

O Município, com o nome de Palmira, surgiu em 1889. Em 1932, em homenagem ao seu ilustre filho Santos Dumont – o Pai da Aviação – foi-lhe mudado o topônimo para o atual.
Fonte: IBGE.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.