Santos – E. E. de Segundo Grau Dona Escolástica Rosa


Imagem: Prefeitura Municipal

A E. E. de Segundo Grau Dona Escolástica Rosa foi tombada pela Prefeitura Municipal de Santos-SP por sua importância cultural para a cidade.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Escola Estadual de Segundo Grau “Dona Escolástica Rosa”
Localização: Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 111 – Santos-SP
Número do Processo: 63865/2011
Resolução de Tombamento: Resolução SC- 63, de 07/08/2013

Descrição: O Instituto “Dona Escolástica Rosa” foi inaugurado em 1° de janeiro de 1908, surgindo como uma obra de benemerência, destinada a abrigar meninos pobres e órfãos da cidade, que deveriam receber educação, cultura e uma profissão, como determinava o testamento de João Octávio dos Santos, o idealizador desse projeto, e oferecendo os cursos de Artes Gráficas, Datilografia e Estenografia, Confecções e Corte, Flores e Chapéu, Plástica e Escultura, Carpintaria Naval, Desenho Profissional, Eletrotécnica, Mecânica e Marcenaria. Mas a partir de 12 de fevereiro de 2003, com o Termo de Cooperação Técnico Educacional, celebrado entre a Secretaria da Educação e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, a escola se transformou em escola técnica estadual, e em 20 de janeiro de 2004, com o Decreto nº 48.456, o CEETPS, incorporou a Etec Dona Escolástica Rosa.
Atualmente tem os cursos de Administração, Logística, Metalurgia, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho. O Curso Técnico em Nutrição e Dietética está presente na unidade escolar, há 30 anos […].
A escola está localizada no litoral do Estado de São Paulo e, atrai muitos alunos da região por ser pioneira no curso de nutrição e por sua tradição.
Fonte: Maria Lucia Mendes de Carvalho.

CONDEPASA – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos
Nome Atribuído: Escola Estadual de Segundo Grau “Dona Escolástica Rosa”
Localização: Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 111 – Santos-SP
Processo de Tombamento: Processo n° 34436/91-02
Resolução de Tombamento: Resolução SC 02/92, de 25/01/92
Livro do Tombo: 01, inscrição 15, folha 3

MAIS INFORMAÇÕES:
Erika Ikedo
Condepasa
Fernandes; Lobo
Centro Paula Souza
Maria Lucia Mendes de Carvalho


3 comments

  1. Rivaldo de Menezes Gonçalves Villarinho |

    estudei de 1970 a 1974, formei-me em Marcenaria, colégio fantasticos, excelentes professores que amavam ensinar, disciplina, organização, ordem e patriotismo, acima de tudo RESPEITO pelos mestres. Lembranças maravilhosas.

  2. Gonçalves |

    Boa noite, eseja bem.

    Acabo de saber das ações do Estado de São Paulo e Prefeitura de Santos de acabar de vez com o legado de João Otávio para a infância pobre e desvalida.

    A criança pobre e desvalida tem direito ao legado de João Otávio conforme vontade fartamente documentada e desrespeitada por seus mantenedores digo, Santa Casa, Estado de São Paulo e agora Prefeitura de Santos.

    A partir de agora, é de todo meu interesse dispor de meus recursos para afrontar essa senvergonhice institucionalizada, travestida de boas intenções.

    Vergonhoso ter homens públicos tirando comida, vestuário, abrigo, e o futuro daqueles para quem um Museu, um Cinema, uma Escola Técnica, um Projeto como o defendiso pelo Estado em cncluio com o Municíio e Santos e a Sta Casa estão descaradamente apresentando á Sociedade.

  3. Olá! Meu nome é Sônia.
    Gostaria de compartilhar com vocês a minha admiração por essa escola: Nascida em Santos 1959, atualmente moro em Rondônia, sempre acompanhei com muito orgulho a história da Escola Dona Escolástica Rosa, mais ainda pelo fato de ter 02 móveis que herdei da minha avó, e que foram fabricados nessa instituição por volta de uns 1920, infelizmente não tenho mais o selo o mesmo foi retirado por uma funcionária que não tinha informação sobre o valor do selo, por esse motivo estou enviando uma foto de um dos móveis para que possam me auxiliar na precisão da data ou aproximada.
    Obrigada pela atenção.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.