São Bento do Sul – Escola Km 75


Imagem: Google Street View

A Escola Km 75, em São Bento do Sul-SC, foi tombada por sua importância cultural.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Escola Km 75
Outros Nomes: Escola Professora Aracy Hansen; Escola Particular Dona Francisca
Localização: Estr. Dona Francisca, nº 5492-5726 – Bela Aliança – São Bento do Sul-SC
Número do Processo: Nº 072/93
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 2.980, de 24/06/1998

Descrição: A edificação escolar que conta atualmente com 107 anos, nasceu do esforço conjunto da comunidade local, a qual por iniciativa própria no ano de 1904 construiu uma casa com instalação referencia para promover a alfabetização das crianças. Assim o primeiro ciclo de vida da atual sede escolar caracterizou-se como um empreendimento particular, atendendo aos anseios dos moradores da região.
Consoante aos registros do período compreendido entre os anos de 1904 a 1908, nessa fase a comunidade vivenciou o processo de construção da referida instalação, sendo que na impossibilidade das aulas serem ministradas nas dependências da casa em construção para este fim, passaram a ser ministradas nas casas de famílias residentes nas proximidades e na língua alemã.
Contudo, em função dos restritos recursos para manutenção do prédio e das despesas escolares, o governo do estado assumiu a escola, a qual passou à denominação de “Escola Isolada da Estrada Dona Francisca Km 75”.
Assim, a escola permanece sob égide do governo do estado e somente no ano de 1969 recebe a construção de um novo prédio com salas de aula, cozinha e banheiros, abrigando dessa forma uma estrutura mais apropriada às atividades escolares do ensino fundamental, atendendo alunos de 1ª a 4ª séries.
O ano de 1998 configura-se como um marco para a comunidade escolar, sendo a escola assumida pela gestão da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul.
Com o significativo crescimento da demanda, constatou-se a necessidade de ampliação das dependências do educandário, datando especificamente do ano de 2003 a construção de mais duas salas de aula. No ano de 2006, com a gradativa procura das famílias da comunidade, a escola passou por uma nova ampliação, dessa vez na intenção de contemplar as turmas de 5ª a 8ª séries.
Esse processo consolidou ainda mais a escola na comunidade e correspondeu a expansão dos esforços, solicitando a contratação de novos profissionais, imprimindo novas dinâmica as atividades desenvolvidas.
O nome da escola é uma homenagem a professora Aracy Hansen, foi indicado Por ex alunos da referida professora, devido sua grande dedicação ao ensino e a persistência no aprendizado de seus educandos. Os mesmos consideravam não haver outra pessoa mais indicada e merecedora de tão importante homenagem.
Quando esta escola foi municipalizada, levou o nome de EBM Profª Aracy Hansen em homenagem aos serviços prestados a comunidade durante 30 anos.
Através de reunião extraordinária passando de Escola reunida Km 75, a ser Escola Reunida Profª Aracy Hansen, publicada em diário Oficial SC nº13965, através do decreto nº 4.927 de 11 de junho de 1990, sofrendo, porém uma modificação na data de 14 de junho de 1999, assumindo o nome atual Escola Básica municipal Professora Aracy Hansen.
A integração entre escola e comunidade também é marcante no que tange a atuação da Associação de pais e professores (APP) e Conselho Escolar, os quais numa visão empreendedora e no intuito de favorecer melhorias à unidade escolar somam esforços investindo na promoção de eventos par angariar recursos para viabilizá-las, embora obviamente não sejam suficientes para efetivá-las considerando as necessidades que diariamente emergem.
Fonte: Site da instituição.

Descrição: Edificação desenvolvida em um pavimento com sótão, construída em alvenaria autoportante rebocada. Possui planta retangular, com cobertura em duas águas de inclinação acentuada prolongando-se sobre a varanda, e uma mansarda disposta no centro do telhado. O telhado era recoberto originalmente por tabuinhas, que foram substituidas por telhas tipo francesa. As aberturas são verticalizadas com verga reta. O sótão é ventilado por duas janelinhas dispostas nos oitões e pela janela da mansarda. Originalmente a edificação não possuia varanda nem sanitários anexos.
Esta escola foi construída em 1904 no terreno doado pelo sr. Guilherme Thomas. Outras pessoas colaboraram para a sua construção entre elas Guilherme Schultz, Rodolfo Schlagenhaufer, Reinaldo Schultz, Max Iong, João Kolback.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da instituição
São Bento do Sul em fotos
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *