São Borja – Museu Getúlio Vargas


Imagem: Iphae

A construção do prédio do Museu Getúlio Vargas data de 1911. É térrea, edificada em alvenaria de tijolos, implantada sobre o alinhamento do passeio público.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Museu Getúlio Vargas
Localização: R. Presidente Getúlio Vargas, nº 1772 – São Borja-RS
Número do Processo: 1706-1100-SEDAC/93.0
Portaria de Tombamento: 02/94
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 74, de 16/08/1994
Publicação no Diário Oficial: 07/02/1994

Descrição: A construção do imóvel data aproximadamente do ano de 1911. É térrea, edificada em alvenaria de tijolos, implantada sobre o alinhamento do passeio público. A fachada principal possui características ecléticas, com elementos decorativos em massa, como pilastras, cimalhas, molduras de portas e janelas. É uma fachada simétrica, com a porta principal no eixo central e duas janelas laterais com caixilhos de vidro. A cobertura original era em telhas francesas, depois substituídas por telhas de zinco.
A casa foi construída para moradia do Ex-Presidente Getúlio Dornelles Vargas. Essa casa é testemunha do início da trajetória política que transformou Getúlio Vargas em líder nacional. Foi nela que, já eleito deputado estadual, advogava e participava da política local. Vargas encerraria seu período de residência na casa de São Borja em 1923, quando assumiu a cadeira de deputado federal. Atualmente funciona no prédio o Museu Getúlio Vargas, com um acervo de aproximadamente 1.050 livros. Restam ainda, como remanescentes da memória de Vargas, uma escrivaninha e uma urna confeccionada a pedido do Presidente, para simbolizar a União Nacional, onde dirigentes de cada estado depositaram uma porção de terra de sua região.
Em 2007 foi realizado o levantamento métrico-arquitetônico da edificação, com a coordenação do IPHAE.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.