São Carlos – Antiga Sede da Societá Dante Alighieri


Fonte: Fundação Pró-Memória de São Carlos

A Antiga Sede da Societá Dante Alighieri, em São Carlos-SP, foi tombada por seu valor cultural para o município.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: Antiga Sede da Societá Dante Alighieri, atual Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP
Localização: R. Nove de Julho, n° 1227 – São Carlos-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 25013/86
Resolução de Tombamento: Decreto de Tombamento n° SC-48, de 19/12/2019 – publicada no DOE de 21/12/2019, p. 80 e 82

Descrição: O conjunto de edifícios de São Carlos apresentam características arquitetônicas que expressam o partido eclético das cidades da Primeira República, além de representarem as formas de morar, os lugares de ensino e de lazer do período histórico do ciclo cafeeiro no Estado de São Paulo.
Fonte: Condephaat.

Prefeitura Municipal de São Carlos
FPMSC – Fundação Pró-Memória de São Carlos
Nome Atribuído: Fundação da Società Dante Alighieri
Localização: R. Nove de Julho, n° 1227 – São Carlos-SP

Descrição: O Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC – está instalado no prédio da antiga Società Dante Alighieri, formada em 1902 por imigrantes italianos vindos do norte da península. A arquitetura do prédio segue as linhas ecléticas, predominantes naquele período e bastante influenciadas pela imigração italiana. Originalmente, o prédio tinha apenas um pavimento, sendo o segundo construído apenas em 1921.

A Società Dante Alighieri funcionou como escola e centro cultural para os filhos de imigrantes italianos, tendo formado vários profissionais reconhecidos na sociedade são-carlense. Porém, deixou de funcionar como tal a partir da Segunda Guerra Mundial quando as associações imigrantes italianas, alemãs e japonesas sofreram retaliações devido à aliança de seus países de origem com a Alemanha Nazista.

Na década de 1950, o prédio foi cedido para a Escola de Engenharia de São Carlos, tendo abriga seus cursos nos primeiros anos de existência da faculdade. No final da mesma década, a Escola de Engenharia mudou-se e
passou a funcionar em prédio próprio, em terreno da Universidade de São Paulo.

O casarão da Società Dante Alighieri, em 1986, foi adquirido pela Universidade de São Paulo com a finalidade de sediar um centro de ciência – o CDCC – e ali promover a integração entre os diversos níveis de ensino, dispondo de biblioteca, experimentoteca, laboratórios, salas de vídeo e monitores especializados.

No que diz respeito à data de fundação da Società Dante Alighieri, nas diferentes obras consultadas, aparece o ano de 1902, inclusive com a instalação da instituição em prédio próprio localizado a Rua Uruguayana, atual Rua Nove de Julho.

No que tange à compra do prédio da antiga Società Dante Alighieri pela Universidade de São Paulo/USP, na obra de Paolo Nosella e Esther Buffa, citada, consta a data de 1986 (p.17). Já no sítio oficial do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP) na Internet aparece o ano de 1985 para a aquisição do prédio e que “Localizado no centro da cidade de São Carlos, em São Paulo, o CDCC encontra-se instalado em um prédio histórico, construído em 1902 pela Società Dante Alighieri, e adquirido em 1985 pela Universidade de São Paulo com recursos da própria universidade, da CAPES, do CNPq, da FINEP e da Secretaria de Educação de São Paulo com a finalidade específica de sediar um Centro de Ciência. Integra ainda o CDCC, um Observatório Astronômico, o Centro de Divulgação da Astronomia, (CDA), cujo prédio está instalado no Campus I da USP.” [grifo nosso].
Fonte: Fundação Pró-Memória de São Carlos.

CONJUNTO:
São Carlos – Antiga Casa do Visconde de Cunha Bueno
São Carlos – Antiga Sede da Societá Dante Alighieri
São Carlos – Antigo Jardim Público
São Carlos – Edifício Euclides da Cunha
São Carlos – E.E.P.G. Eugênio Franco
São Carlos – Estação Ferroviária
São Carlos – Palacete Bento Carlos de Arruda Botelho

FOTOS:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.