São Cristóvão – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos


Imagem: Paul R. Burley

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em São Cristóvão-SE, foi construída no final do séc. XVIII e instituída desde 1690.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Localização: R. Cel. Erondino Prado, s/n – São Cristóvão-SE
Número do Processo: 293-T-1941
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 198, de 20/03/1943
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Foi construída no final do século XVIII pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, instituída desde 1690. A ausência de informações não permite precisar a data da sua construção. No entanto, a falta de homogeneidade entre suas partes é um indicativo de que esteve longo tempo em execução, não chegando a ser concluída. A simplicidade da sua arquitetura, certamente, é um reflexo das limitações económicas da irmandade. Está constituída de nave única e capela‐mor, com corredor lateral e sacristia do lado da Epístola. A existência de tribunas e portas do lado do Evangelho indica que estava prevista a construção deste outro corredor, não executado. Internamente, a igreja é desprovida de elementos decorativos, sendo de grande simplicidade o tratamento das tribunas, do púlpito e da grade do coro. Os dois altares laterais ao arco‐cruzeiro, assim como o altar‐mor, têm concepção e execução muito toscas. Estes podem ser enquadrados entre os retábulos executados por artesãos que tinham por referência a produção neoclássica da Bahia, segundo observou Germain Bazin ao estudar os altares sergipanos pertinentes a este repertório formal. Sua fachada, bastante simples, tem o corpo delimitado por cunhais e cimalha, contendo uma porta central e três janelas do coro, todas com cercadura em argamassa. Este corpo é coroado por frontão definido por volutas e tem uma única torre do lado da Epístola. Esta torre, certamente, teve a porção superior, acima da cimalha, edificada posteriormente, o que fica evidente pelas formas empregadas na superposição de três volumes: um prisma, um hexágono e um cilindro. Esta igreja encontra‐se sob proteção do IPHAN desde 1962­.
Fonte: Maria Berthilde Moura Filha

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Iphan
Iphan
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *