São Fidélis – Solar do Barão de Vila Flor


Imagem: Cris Isidoro (Mapa da Cultura)

O Solar do Barão de Vila Flor, na Praça Guilherme Tito, foi construído pelo fazendeiro João Manoel de Souza em 1847 para impressionar D. Pedro II em sua visita.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído:
Conjunto Histórico de São Fidélis
Localização: Praça Guilherme Tito, n° 135 – Centro – São Fidélis-RJ
Processo de Tombamento: E-18/ 001.706/2002
Tombamento Provisório: 30/12/2002
Uso Atual: Museu Histórico Solar do Barão de Vila Flor
Descrição: Na primeira metade do século XVIII, o fazendeiro João Manoel de Souza teimou em querer ter um título nobre. Para isso, decidiu que iria impressionar D. Pedro II, construindo um elegante solar, em 1847, ano em que o Imperador visitou a região de São Fidélis pela primeira vez. Deu certo: depois que o monarca se hospedou no lugar, em 1878 e 1883, João Manoel conseguiu seu tão sonhado título de Barão e ainda fez com que São Fidélis fosse elevada à categoria de Vila.
Essa história está registrada no Museu Memorial Terra da Luz, um dos acervos do Museu Histórico Solar do Barão de Vila Flor, que funciona no casarão construído por João Manoel (ou melhor: pelo Barão de Vila Flor).
O prédio foi doado para a prefeitura em 1957 e foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2002. Além dos objetos, móveis, quadros e livros do Barão, que estão no Memorial, o solar também abriga a Biblioteca Pública Municipal Corina Peixoto de Araújo e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Fidélis.
Recentemente, o local passou por obras de restauração. Em sua fachada frontal há, em relevo, uma inscrição antiga que aponta não só o período de sua construção, mas também a ilustre visita do Imperador à cidade e o começo de toda a história de instência do fazendeiro que se tornou Barão: “1847”.
Fonte: Mapa da Cultura.

CONJUNTO:
São Fidélis – Igreja Matriz
São Fidélis – Solar do Barão de Vila Flor
São Fidélis – Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba do Sul

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Mapa da Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *