São Francisco do Conde – Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira


A Capela da Ordem Terceira e o hospício ficam prontos em 1640 e as obras do Convento e Igreja de Santo Antônio são concluídas em 1649.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira
Localização: Praça Artur de Sales – São Francisco do Conde – BA
Número do Processo: 257-T-1941
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 249-A, de 17/10/1941
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Em 1629, Gaspar Pinto dos Reis doa ao Convento de São Francisco, de Salvador, terras no local denominado Sítio. Um ano mais tarde é iniciada a construção de uma pequena residência. A capela e o hospício ficam prontos dez anos depois e as obras do convento concluídas em 1649. No primeiro quartel do século XVIII, a primitiva capela é substituída pela atual igreja. Conjunto conventual constituído por Igreja, Convento e Ordem Terceira, desenvolvido em dois pisos em torno de um claustro de colunas toscanas. As instalações da Ordem Terceira delimitam um segundo pátio aberto. A igreja é precedida de galilé formada por cinco arcos que se estendem sob as torres, que têm terminação piramidal revestidas de azulejos. Seu interior possui forros em abóbada abatida com pintura ilusionista na nave e na Ordem Terceira, atribuídas a José J. da Rocha. A sacristia é integralmente azulejada e a capela possui azulejos com enquadramento concheados e centro figurados nos moldes dos Antunes.
Fonte: Iphan.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.