São Geraldo do Araguaia – Serra das Andorinhas


Imagem: Google Street View

A Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, foi tombada pelo Departamento de Patrimônio do Estado do Pará.

Governo do Estado do Pará
DPHAC – Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Serra das Andorinhas, seu Acervo Histórico, Arqueológico, Paisagístico e Ambiental
Localização: São Geraldo do Araguaia-PA – São Geraldo do Araguaia-PA
Data de Tombamento: 26/09/1989

Descrição: O Parque Estadual da Serra das Andorinhas Martírios (Pesam) é uma Unidade de Conservação Estadual instituída em 1996, por meio da Lei no 5.982, tem 26.787 hectares e possui plano de manejo e Conselho Gestor consultivo. O principal objetivo do Parque é preservar os seus ecossistemas naturais, belezas cênicas e recursos arqueológicos. A área do parque está em uma zona de transição entre a Amazônia e o cerrado proporcionando um grande diferencial paisagístico ao local.
Fonte: ARPA.

Histórico do município: Criado em 10 de maio de 1988, sob a lei nº 5.441, sancionada pelo governador do Estado, Hélio Mota Gueiros, e publicada em Diário Oficial nº26.350,com área desmembrada do município de Xinguara. O município de São Geraldo do Araguaia começa seus primeiros passos de fortalecimento, nas mãos do prefeito Raimundo Silveira Lima, tenente da reserva do Exército, formado em Ciências Exatas e que chegou a São Geraldo em 1980, para operar na coordenação do 2º BEC. Havia terminado a Guerrilha do Araguaia, o Geta fazia o assentamento de posseiros e o Exército fazia a abetura de estradas.
Adaptando-se a terra e aquela gente humilde, Raimundo Silveira Lima, à época sargento Lima, não só coordenou os trabalhos do BEC como passou a desenvolver trabalho como professor, lecionando na Escola de Primeiro e Segundo Graus Dantas Marcário. Transferido para Brasília em 1985, após dois anos ele retornava para lutar pela emancipação de São Geraldo, que desmembrado em 1982 do município de Conceição do Araguaia, ainda permanecia como distrito do município de Xinguara.
Antes de ser transferido para Brasília, Lima disputara em 1982 a prefeitura de Xinguara, pelo PSD, sendo o candidato mais votado entre os cincos correntes ao cargo. Perdeu no entanto, para a legenda do PMDB. Sua luta estava apenas no início. Com emancipação de São Geraldo do Araguaia. Lima foi eleito seu primeiro prefeito, por vontade popular, e agora pode colocar em prática todos os planos para tornar a terra que aprendeu a amar num marco de progresso. Existe muito o que elaborar para esse objetivo ser conseguido.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
ideflorbio


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *