São João do Cariri – Bens da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres


Os Bens da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri-PB, foram tombados por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Bens Móveis e Integrados da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres
Localização: São João do Cariri-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 30.176, de 02/02/2009

Descrição: Um exemplo da venda de cativos aconteceu em praça pública no ano de 1835, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, na Villa Real de São João do  ariri. O Juiz Municipal dos Órfãos, “a bem da Lei”, fez o registro do auto de arrematação de uma família, começando pelo escravo José, crioulo de 50 anos, com sua mulher Anna, crioula de 50 anos; e seus filhos José, um crioulinho de 10 anos, e seu irmão Manoel, um crioulinho de apenas 8 anos, além do escravo Inácio, quebrado das pernas.
Fonte: José de Sousa Pequeno Filho.

Histórico do município: Até os meados do século XVII, o território era ocupado pela grande família dos índios Cariris, a qual deu origem ao nome de toda região fisiográfica. Ainda no mesmo século, o alferes Custódio Alves Martis, morador da Capitania de Pernambuco, descobriu algumas terras na cabeceira do Rio Paraiba, e ali fundou um sítio a que deu o nome de São João.
Colonizadores chegaram a região ainda no século XVII. É o que se deduz de uma sesmaria concedida em 17 de dezembro de 1669. Em 1775, foi o aldeamento elevado à categoria de julgado, com o nome de Cariri Velho ou Cariri de Fora, para distinguir-se de uma outra aldeia, com o mesmo nome em Pilar. Sua emancipação política foi conseguida em 15 de novembro de 1831.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
José de Sousa Pequeno Filho


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.