São José – Centro Histórico


Imagem: Prefeitura Municipal

O Centro Histórico foi tombado pela Prefeitura Municipal de São José-SC por sua importância cultural para a cidade.

SERPPAC – Serviço de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Centro Histórico
Localização: Centro Histórico – São José-SC
Resolução de Tombamento:

Descrição: Por volta de 1750, consta que 182 açorianos instalaram-se no continente fronteiro á ilha de Santa Catarina, no fundo de uma enseada, onde o ancoradouro era utilizado por pequenas embarcações. Elas transitavam entre este povoado josefense, a localidade de Nossa Senhora do Desterro, na ilha de Santa Catarina, e outras comunidades próximas.

Os colonos da pequena Freguesia de São José da Terra Firme dedicavam-se especialmente a pesca, ao cultivo de lavouras de subsistências – plantando, inclusive, milho, mandioca, café e feijão – e a produção de cerâmica, sem descuidar dos hábitos religiosos. Assim, na paisagem da localidade, a imponente igreja sempre foi um marco significativo, dominando o cenário colonial. Céu, mar, vegetação, onde se destacam as palmeiras imperiais da Praça Hercílio Luz, que guarnecem até hoje o jardim central e a igreja matriz. O que era antigamente um campo de futebol, hoje se transformou em uma praça; a Praça Arnoldo de Souza com seu Monumento aos Açorianos.

O Centro Histórico possui os Casarios, que já foram posses de famílias importantes e influentes da região, o teatro mais antigo do estado: O Teatro Adolpho Mello, o Beco da Carioca, Casa da Cultura, Sobrado da Família Gerlach; atualmente a Biblioteca Municipal e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo, a Casa da Municipalidade e o Museu Histórico. Na localidade também está a Câmara Municipal de São José, a UBS do Centro Histórico; além de bares, restaurantes e outros comércios.

Neste destacado panorama, a vista alcança o azul do mar e o exuberante verde dos morros. O belo Centro Histórico de São José está conservado; apresenta-se como espetáculo, onde as águas de São José vão encontrar-se com as de Florianópolis, na margem oposta da Baía Sul. Essa paisagem cultural é o resultado da ação humana á força da natureza.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *