São José – Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena


Imagem: Google Street View

A Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena foi tombada pela Prefeitura Municipal de São José-SC por sua importância cultural para a cidade.

SERPPAC – Serviço de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena
Localização: R. Luiz Fagundes, s/n – Praia Comprida – São José-SC
Resolução de Tombamento: Decreto n° 18.698/2005

Descrição: A devoção a Santa Filomena é muito comum em comunidades de origem germânica, por isso é provável que a construção desta capela tenha sido iniciativa de imigrantes alemães que, durante o século XIX, se estabeleceram com casas de comércio na região da Praia Comprida. Construída em 1879, a Capela de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena é o quarto templo religioso mais antigo de São José. De propriedade da Cúria Metropolitana de Florianópolis, está sob administração da Igreja Matriz de São José.

Construída de tijolos, pedra e cal , em planta retangular, com cobertura em duas águas e nave única de pequenas dimensões, é o quarto templo religioso mais antigo de São José. Abriga belíssima imagem esculpida em madeira de Santa Filomena, trazida da Itália.
Fonte: UDESC.

Descrição: Esta capela centenária destaca-se na paisagem da Praia Comprida, assinalando um caminho bem antigo, que levava a São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã de Santa Catarina, e depois em direção a Lages, no planalto catarinense.

O local era um pasto dedicado ao descanso de cavalos e dos colonos, cujas carroças traziam produtos de Angelina, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, regiões de significativa produção colonial, para comercializar em São José e na ilha de Santa Catarina. Em 1880 foi iniciada a construção da capela, acredita-se, devido aos imigrantes alemães que, durante o século XIX, se estabeleceram com casas de comércio na região. Enquanto as obras se desenvolviam, foi adquirida em Nápoles, na Itália, a imagem de Santa Filomena, que recebeu a benção já com a capela quase concluída, em 1882. No ano seguinte a capela foi consagrada. Ao longo do tempo, a igreja foi reformada e no lugar da fachada plana, de frontão triangular, foi erguida, em 1946, uma torre central, de influência germânica, que recebeu o sino doado por uma frequentadora da igreja, em 1962, quando foi benta a imagem da nova padroeira – Nossa Senhora de Fátima.

A igrejinha, com sua imponente torre central, era a última bênção litorânea, marcando a paisagem junto a centenária “estrada de chão” que conduzia ao interior da antiga Província de Santa Catarina. O estilo colonial tardio desta capela ainda é visível na lateral voltada para a rua Luiz Fagundes. Destaca-se nas janelas altas, a largura da parede da fachada. Em frente – a torre com cobertura piramidal e aberturas em arco pleno; dão a nota eclética á fachada principal.

Palco de memoráveis festas populares, a capela de Santa Filomena, era enfeitada em louvor á sua padroeira, geralmente no mês de agosto, para as novenas, quermesses, banda de música, fogos de artifício, em festas que atraíam muita gente. O povo da Praia Comprida e de outras localidades aguardava com ansiedade e prestigiava essas ocasiões que ficaram na memória dos moradores, mobilizados na alegria de participar da organização, convidar os amigos e recepcionar os visitantes. A primeira festa ocorrida na capela aconteceu em 8 de outubro de 1882, dia de benção da imagem de Santa Filomena, recém chegada da Itália.

Em 2012, a capela sofreu uma reforma total, com reparos desde a cobertura até o piso. No exterior houve reurbanização, ficando a igreja muito mais visível e valorizada por quem transita pelo local. Apesar de o estilo original ter sido alterado, esta é a quarta igreja mais antiga de São José, um marco histórico de grande destaque pela localização urbanística, tombado desde 2005 como patrimônio histórico municipal.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *